Em solenidade realizada nesta quarta-feira (29), o prefeito Edinho fez a entrega das obras de reforma e ampliação do CER “Profª Anunciata Lia David”, que fica na Avenida Remo Frontarolli, 254, no Parque das Hortências. Inaugurada em 1998, a unidade escolar tem hoje 249 alunos matriculados e agora passa a ter a capacidade de atender 300 crianças.
Eleita como prioridade pela Região 9 do Orçamento Participativo, a obra contou com o investimento de R$ 1.167.121,09, que contemplou a ampliação e reforma geral da unidade, com construção de uma sala de biblioteca, sala de professores, sala de berçário, fraldário, sala de recreação, sala de apoio ao banho, novos sanitários infantis e solário, além de obras estruturais, substituição de esquadrias, pisos e revestimentos, substituição de bancadas, louças e acessórios, obras nas instalações hidráulicas e elétricas, além de pintura e limpeza final da obra.
O prefeito Edinho explicou que a obra no CER sofreu por conta da pandemia da Covid-19 e demonstrou gratidão à comunidade. “Essa é uma manhã muito especial porque entregamos mais uma obra do Orçamento Participativo. Eu digo sempre que, para nós, o Orçamento Participativo é lei, pois a população escolhe e a Prefeitura trabalha para executar. A melhor forma de se governar é quando o povo fala e o povo escolhe o que quer. Essa obra não nasceu da minha cabeça. A comunidade se organizou, foi na plenária do Orçamento Participativo e pediu a reforma dessa unidade, que é uma unidade de 1998, por isso precisava de uma reforma grande, precisava de uma melhoria significativa, precisava de obras estruturais, e nós cumprimos essa demanda. Essa obra foi desenvolvida no meio de uma pandemia, portanto foi uma obra que sofreu muito, como sofreu toda cidade de Araraquara”, salientou.
O vereador Emanoel Sponton (Progressistas), que estudou na unidade de educação quando criança, falou em nome da Câmara Municipal. “A educação é o futuro, a educação transforma. Vemos hoje advogados, professores e doutores que saíram daqui do bairro do Hortências. Hoje o Hortências está sendo levado para toda a cidade como um bairro de qualidade”, citou.
A secretária da Educação, Clélia Mara dos Santos, falou sobre a importância da obra. “Nós só construímos uma sociedade melhor se cotidianamente ajudarmos a construir sujeitos melhores, para que efetivamente tenhamos uma boa sociedade, porque isso garante que tenhamos um bom futuro. Que felicidade estar aqui no Anunciata 25 anos depois da sua inauguração, fazendo uma entrega tão importante e necessária, não só porque vamos acolher e educar aqui mais crianças desde sua primeiríssima infância, crianças pequenas e crianças bem pequenas, mas sobretudo porque esse espaço garante que a proposta pedagógica dessa escola se expanda e se concretize”, explicou.
A secretária de Saúde, Eliana Honain, representou os gestores municipais na solenidade. “Agradeço ao prefeito Edinho pela sua dedicação e compromisso, não só em formar cidadãos e cidadãs, trabalhando muito para a qualidade da educação, mas para as demais áreas da nossa Prefeitura e principalmente cuidando de espaços tão especiais como as nossas escolas”, mencionou.
A diretora Cláudia Mirian Abelhaneda destacou que a reforma foi resultado de um esforço conjunto. “Com essa inauguração, podemos apresentar um ambiente moderno, seguro e acolhedor, pronto para receber as nossas crianças e oferecer uma educação de qualidade”, assegurou.
A diretora interina Angela Rodrigues Ferreira também exaltou a relevância da obra. “O Anunciata é um CER que foi construído com muito amor, luta, persistência e perseverança e a nossa reforma contou com muito suor e muito empenho de todo mundo, por isso agradeço a todos que participaram da reforma e que construíram esse CER. Eu digo para a nossa equipe que vivemos dias de luta e hoje é o dia da nossa glória. Agradeço imensamente a toda a comunidade, aos nossos funcionários, a toda a família Anunciata, que me recebeu tão bem na direção interina”, apontou.
Heleonora Lia David Cambiagui, filha da patrona Anunciata Lia David, agradeceu pela homenagem. “Minha mãe sempre foi estudiosa, dedicada e afeiçoada aos alunos, assim como os alunos eram afeiçoados à ela. Era rígida, mas amorosa demais e sempre elogiada por sua capacidade, seu dom de ser mestra e amiga. Crianças lindas, hoje vocês ganham esse presentão, um lugar delicioso para se estar, com professores bons e capacitados, anjos que circundam vocês. Cumprimento a todos que deixaram essa escola mais completa e bonita. Agora é só desfrutar desse sonho”, mencionou.