A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está ampliando o atendimento médico, a testagem para Covid-19 e as ações de bloqueio e monitoramento de positivados, para frear o aumento da demanda registrada principalmente nas últimas semanas nas suas unidades de saúde. Este aumento está relacionado à circulação da variante ômicron e também às festas e encontros tradicionais deste período do ano.
Por conta do aumento do número de atendimentos diários de pessoas com sintomas gripais e também assintomáticos, a partir desta terça (4), quatro postos de saúde estarão abertos em horário estendido, das 17 às 20 horas, para atendimento Covid.
São eles os postos de saúde do Cecap, Selmi Dei I, Jardim Paulistano e Santa Angelina.
Além disso, permanecerá o atendimento e testagem 24 horas de sintomáticos no polo de atendimento e triagem da UPA da Vila Xavier. E também a UPA Central estará atendendo crianças com idade até 12 anos com síndrome gripal, também 24 horas.
Em relação à testagem de sintomáticos, a partir desta quarta-feira (5), será retomado o atendimento na praça Santa Cruz, das 7 às 10 horas, com distribuição de 150 senhas diárias. E continua a testagem no Terminal de Integração, das 13 às 17h30, também com 150 senhas diárias.
A Prefeitura também está dobrando, a partir desta terça, o número das equipes de bloqueio, de 8 para 16 equipes. Elas são responsáveis pelo rastreamento e testagem de comunicantes, além de orientar sobre o isolamento.
Estão sendo mantidas as equipes de visitas domiciliares a idosos e a pessoas com comorbidades, que não são casos de internação, incluindo as visitas a todas as casas de acolhimento de idosos do município. Em casos de surtos será feito monitoramento nos Centros de Reabilitação Masculino e Feminino, Penitenciária e Fundação Casa. E continuará a testagem nas escolas municipais.
São medidas que visam melhorar o atendimento e o rastreamento dos doentes, mas a curva de contaminação que está crescente só será contida com a participação da população. Não é hora de relaxar com as medidas sanitárias.
É fundamental que a população mantenha o uso da máscara e higienize as mãos com álcool em gel ou água e sabão. Os setores econômicos e sociais também devem continuar cumprindo rigorosamente o decreto municipal em vigor, disponibilizando álcool em gel nos estabelecimentos e cobrando o uso correto da máscara.
As equipes da força-tarefa que fiscalizam o cumprimento do decreto municipal continuarão nas ruas atentas e cobrando o cumprimento das regras e medidas sanitárias.