Home Cidade

Outubro Rosa: ‘Compartilhe suas experiências e aflições’, recomenda especialista

‘Essa é uma batalha coletiva. Ninguém está sozinho’, afirma o ginecologista Dr. José Luis Bezerra dos Anjos

240
O apoio psicológico à pessoa acometida pela doença é de suma importância não apenas durante o tratamento. (Foto: Divulgação)

Neste último dia de Outubro, Mês de Combate ao Câncer de Mama, o ginecologista da Unimed Araraquara Dr. José Luiz Bezerra dos Anjos comenta que o apoio psicológico à pessoa acometida pela doença é de suma importância não apenas durante o tratamento, avançando a rotina da mesma após a vitória sobre o tumor.

“Converse com seus amigos e familiares, compartilhe suas experiências e aflições. Caso ache interessante, participe de grupos de apoio. Neles, por exemplo, você pode ajudar pessoas que estão passando pelo mesmo problema que o seu. Essa é uma batalha coletiva. Ninguém está sozinho”, analisa.

Além do tocante emocional, o ginecologista reforça que um acompanhamento médico também é necessário para o complemento do tratamento, bem como o monitoramento da saúde do paciente. “Depois do tratamento cirúrgico, o oncologista avaliará o caso, decidindo quais são os próximos passos. Pode ser a quimioterapia, a radioterapia ou até a hormonoterapia. Ao fim desta etapa, novamente, o especialista indica, individualmente, qual será o novo caminho”, completa.

O ginecologista Dr. José Luiz Bezerra. (Foto: Divulgação)