Início Cidade

Pacientes de covid-19 já ocupam os leitos destinados a outras patologias

Com 47% de positivados nos exames, 116% de ocupação em leitos de UTI e 108% em enfermaria, Prefeitura enfrenta ainda falta de médicos e teme ficar sem oxigênio

149
Edinho explicou por que estendeu o lockdown total

O prefeito Edinho Silva explicou os motivos da ampliação do lockdown até a manhã de sábado, às 6h, em uma live nas redes sociais realizada na noite desta terça-feira, (23/2). “Esse cenário precisa ser enfrentado, por isso a cidade precisa se unir. O povo de Araraquara junto vai vencer e tirar a cidade dessa situação”, disse na abertura de seu pronunciamento.

Orgulho de, segundo ele, a população ter entendido e atendido o pedido de fechamento total da cidade, ele passou as informações do relatório que acabara de receber com os dados mais recentes da saúde.

“Nesta terça-feira, de todos os exames feitos, 47% foram positivados para a Covid-19. São mais 139 pessoas contaminadas. Nós temos 116% de ocupação nos leitos de UTIs e 108% nos leitos de enfermaria, ou seja, leitos para pacientes com outras patologias estão sendo utilizados estão sendo destinados a pacientes com coronavírus”, informou o prefeito.

Além disso, hoje existem 12 pacientes na Vila Xavier aguardando vagas para serem transferidos a um hospital. “Temos que fazer a curva de contaminação cair para tirar essa pressão dos leitos e hospitais de Araraquara. Por isso estamos estendendo as medidas até o próximo sábado”, completou Edinho.

Ciente do sacrifício que o lockdown total implica para os pequenos comerciantes e pequenos e médios empresários, que já estão além de seu limite, Edinho podera que quando pôde defendeu a flexibilização. “Tínhamos leitos e as confirmações dos exames eram de 20% de positivados. A situação era mais tranquila. Mas hoje tenho que pedir um pouco mais de sacrifício para que a cidade ganhe tempo necessário para a ampliação de leitos.

FALTA DE MÉDICO E OXIGÊNIO

Entre as dificuldades encontradas no enfrentamento à covid-19, Edinho destaca a dificuldade de formar equipe médica e oxigênio de alta pressão. “Sem médico não tem como abrir novos leitos. Domingo conseguimos instalar uma nova usina de oxigênio no Hospital de Campanha. Estamos abrindo novos leitos no Pronto Socorro do Melhado para tirar da UPA. A Prefeitura está trabalhando. Peço a todos que façam sua parte”, ressalta o chefe do Executivo.

DECRETO

Sobre o decreto que estende o lockdown até sábado de manhã, ele explicou que o delivery de alimentos foi ampliado para quitandas, açougues e mercados para garantir o abastecimento nas residências e os postos de combustíveis têm permissão de funcionar até às 18h para abastecer os profissionais que estão trabalhando. Os caixas de autoatendimento dos bancos também vão poder funcionar.