Home Cidade

Palestra da Escola do Legislativo abordou a importância do cuidado com a saúde mental

Giovana iniciou falando que o Setembro Amarelo é um movimento, uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio.

77
A palestrante Giovana Benassi Cezar

Na tarde da sexta-feira (26), o Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu a palestra “Saúde Mental – Como Cuidar da Mente no Mundo Atual”, ministrada pela psicóloga Giovana Benassi Cezar.

Organizada pela “Escola do Legislativo – Dulce Whitaker”, a atividade integra o Fórum Municipal Setembro Amarelo – Prevenção ao Suicídio, que valoriza a vida e incentiva o cuidado com a saúde mental.

A ação buscou promover a conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde mental no contexto atual, marcado por desafios emocionais, pressões sociais e mudanças aceleradas.

A palestra ofereceu informações, reflexões e estratégias práticas para reconhecer sinais de sofrimento psíquico, fortalecer o equilíbrio emocional e adotar hábitos saudáveis que favoreçam o bem-estar, contribuindo para a prevenção do suicídio e para a valorização da vida.

Giovana iniciou falando que o Setembro Amarelo é um movimento, uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Idealizada ainda no final de 2014 por diversas entidades, entre elas o Centro de Valorização da Vida (CVV), teve sua primeira edição em 2015. A cor amarela é usada mundialmente como referência direta ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Colocou que a constante solicitação de respostas imediatas tem moldado uma sociedade de sujeitos de urgência, dificultando a reflexão e o tempo para o ócio criativo. “A pressa e a tentativa constante de estar à frente do tempo podem, na verdade, nos afastar da verdadeira essência de viver.”

A psicóloga destacou que o uso excessivo de telas, em especial dos celulares, tem contribuído para o pensamento acelerado, resultando em situações de estresse e excesso de informação.

Falou também das redes sociais e a comparação constante. “Pode levar a sentimentos de baixa autoestima, inadequação, ansiedade e até depressão. Comparação de suas vidas com narrativas idealizadas e irrealistas de outras pessoas.”

O QUE FAZER?

A palestrante fez o questionamento: “Como é a que a gente se cuida? Evitar a tela? Deixar de usar o celular?”.

A resposta? O uso mais consciente. Ela explicou. “Reservar momentos para atividades como caminhadas ao ar livre, leitura de livros impressos, dança, meditação e interações presenciais aliviam essa carga, voltando a vida a um ritmo mais saudável.”

DICAS

Giovana deu algumas dicas para lidar com a questão da saúde mental:

– Concentre-se no seu progresso: “Em vez de comparar seu progresso com o de outros, concentre-se em suas próprias conquistas e celebre seus marcos, mesmo os pequenos.”

– Pratique a compaixão: “Seja gentil consigo mesmo. Lembre-se de que todos têm altos e baixos, e que sua jornada é única e não deve ser comparada com a dos outros.”

– Se precisar, peça ajuda: – “Converse sobre seus sentimentos, tenha uma rede de apoio (familiares e amigos) e busque apoio profissional (psicólogos, psiquiatras).”

AJUDANDO O OUTRO

“Todos nós podemos fazer essa pergunta: tem algo que eu possa fazer para te ajudar? Essa pergunta pode abrir portas para acolhimento e prevenção”, pontuou.

A psicóloga falou sobre a importância de escutar com atenção. “Ofereça um espaço seguro para que a pessoa se expresse sem julgamentos. Mostre que se importa, gestos simples, como uma mensagem ou uma ligação, podem fazer a diferença. Incentive a busca por ajuda profissional e/ou para serviços de saúde mental ou grupos de apoio.”

Quem se inscreveu e participou do evento, assinando a lista de presença, receberá um certificado, o qual será disponibilizado no formato PDF em até 15 dias úteis após a atividade.

SOBRE A PALESTRANTE

Giovana Benassi Cezar é psicóloga clínica, neuropsicóloga e terapeuta cognitivo-comportamental. Também é docente no curso de graduação em Psicologia da Universidade de Araraquara (Uniara) e doutoranda em Saúde Mental e Ciências do Comportamento na Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto (SP). Tem mestrado em Neurociência do Comportamento e Cognição pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).