Início Cidade

Passe do idoso volta a vigorar das 9h as 16h nesta quinta

Antes e depois destes horários a gratuidade fica suspensa

33
Onibus coletivo capa
Protocolos são implementados no Terminal Central de Integração, nos ônibus e nas empresas de transporte

A partir desta quinta-feira, dia 1º de outubro, ficam restituídas as medidas de gratuidade ou de isenção de tarifas do transporte público coletivo municipal, urbano ou rural às pessoas com idade igual ou superior a 65 anos.

A gratuidade será concedida somente entre 9 e 16 horas, de segunda a sexta-feira, para evitar que o idoso circule no transporte coletivo nos horários de pico. Ou seja, antes das 9 horas e depois das 16 horas, a gratuidade estará suspensa. Aos sábados, domingos e feriados, a gratuidade vigora durante todo o período em que o serviço estiver disponível.

Para essa retomada, está sendo intensificado o protocolo sanitário com ações de prevenção do contágio da Covid-19, implementadas no Terminal Central de Integração, nos ônibus e nas empresas de transporte.

As ações incluem sinalização de distanciamento nas plataformas; dispenser de álcool em gel nas áreas de circulação comum de acesso aos usuários e funcionários; higienização diária e constante nos banheiros do TCI; higienização diária e constante da área interna – catraca, balaustre e assentos – dos coletivos nas passagens dos ônibus pelo TCI, e higienização periódica completa nos ambientes de uso comum do TCI, com limpeza noturna.

Também vêm sendo realizadas ações de orientação através de panfletagem e constante distribuição de máscaras de proteção, aferição diária de temperatura dos funcionários e instalação de cortina plástica de proteção ao motorista.

Desde o início da pandemia, a Guarda Civil Municipal atua na fiscalização e orientação do uso de máscara de proteção.

O protocolo sanitário foi elaborado pela Controladoria do Transporte de Araraquara – CTA, juntamente com as empresas que prestam o serviço na cidade, com base nos protocolos do Ministério da Saúde e ANVISA, bem como Decretos Municipais e Estaduais, com suporte da Vigilância Sanitária da cidade nas ações de contenção e prevenção ao Covid-19.