Início Cidade

PAT e Banco do Povo terão novo endereço

169

Segundo Camila Capacle Paiva, meta é ampliar e dinamizar atendimento ao público e oferecer novos cursos profissionalizantes

A partir do dia 15 de julho, a PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e o Banco do Povo passam a atender provisoriamente no Centro de Formação Profissional Professor Lourenço Arone – Escola de Serralheiros, no Jardim dos Manacás, em Araraquara.

A mudança se dá por conta das condições inadequadas para essas instituições no Cear – Centro de Eventos de Araraquara e Região –, onde os serviços funcionaram até essa quinta-feira (27), segundo a coordenadora do Trabalho e de Economia Solidária da Prefeitura, Camila Capacle Paiva.

Com a troca de endereço, haverá necessidade da interrupção do serviço até o dia 15 de julho, para que nesse período seja feita a mudança do sistema de internet, que é cedida pela Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico, parceira do PAT.

O Posto de Atendimento ao Trabalhador faz a intermediação entre trabalhadores desempregados, ou em busca de nova colocação, e empresas que oferecem vagas disponíveis no mercado de trabalho. Já o Banco do Povo oferece micro crédito produtivo em condições especiais para novos empreendedores.

Na quarta-feira (26), em entrevista ao programa ‘Canal Direto com a Prefeitura’ – no ar, de segunda a sexta-feira, às 18h30, via página oficial do Facebook da Prefeitura -, Camila reiterou que o novo espaço físico visa oferecer um serviço melhor à população, inclusive com ampliação no horário de atendimento.

Antecedentes

Vale ressaltar que o prédio do Cear foi alugado pela Prefeitura na gestão passada, que instalou no local vários equipamentos públicos. Mas, por conta das condições insalubres, havia uma indicação do Ministério Público para que os servidores atuassem por no máximo 6 horas por dia, das 7h às 13h.

Também por causa das condições inadequadas de trabalho e do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado junto ao Ministério Público, que determina o cumprimento pelo servidor da sua carga horária contratual, houve a mudança de todos os equipamentos públicos que funcionavam naquele local. Casos da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e da Coordenadoria de Habitação.

Ainda segundo Camila Capacle Paiva, no Centro de Formação Profissional – Escola do Serralheiros, além de ser um prédio próprio, com sala de informática, já são oferecidos cursos profissionalizantes gratuitos para a população.

“Com a mudança, serão oferecidas mais alternativas, principalmente para a população desempregada, como inclusão digital, palestras e outros cursos, visando a formação profissional para o mercado de trabalho”, acrescentou.

Fomento

O PAT buscará fomentar junto a empresas a oferta de mais vagas de emprego. “A meta é apresentar novas propostas para atender as empresas com mais eficiência e oferecer cada vez mais vagas à população”, reiterou Camila.

Também vale destacar que desde janeiro deste ano o PAT atende via internet ([email protected]), ou seja, recebendo currículos por email quando o candidato interessado busca pela vaga disponível.

O Centro de Formação Professor Lourenço Arone – Escola de Serralheiros, que abrigará o PAT e o Banco do Povo, fica na Avenida Nabor Rodrigues dos Santos, no 467, no Jardim dos Manacás, na via paralela à do Shopping Jaraguá, a Avenida Rodrigo Fernando Grillo. A linha de ônibus que dá acesso ao local é a Rodorib, com duas opções de parada, tanto na ida quanto na volta: em frente à Unip (semáforo com faixa) e em frente ao Shopping Jaraguá (passarela).  Destes pontos de ônibus ao PAT, a distância é inferior a dois quarteirões, sendo o acesso bem facilitado.

Além disso, pensando na dificuldade das pessoas que estão sem desemprego de custear o transporte coletivo para deslocamento, o PAT de Araraquara, desde janeiro de 2019, passou a receber currículos via e-mail ([email protected]) para as vagas que estão disponíveis. Isso diminuiu consideravelmente o atendimento presencial nos últimos meses.