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Pesquisa para Plano de Mobilidade Urbana tem início em Araraquara

Estudo feito pela UFSCar engloba contagem de tráfego de veículos em determinados horários ao longo do dia

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Dando continuidade às atividades de elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) de Araraquara, uma equipe da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) deu início, nesta quinta-feira (13), a uma pesquisa em pontos de grande movimento da cidade. Os locais contemplados situam-se nas proximidades do Museu Ferroviário, rotatória das Roseiras, Sesc e Avenida Bento de Abreu.

A pesquisa engloba a contagem de tráfego em determinados horários ao longo do dia. Para isso, pesquisadores devidamente uniformizados estão em pontos estratégicos contabilizando o número de veículos que trafegam pelos locais. Por se tratar de uma pesquisa piloto, alguns ajustes técnicos serão realizados para uma posterior pesquisa mais abrangente.

O objetivo é obter o fluxo veicular nos principais pontos da cidade e, assim, ter subsídios para propor ajustes visando à uma melhor mobilidade urbana para todos.

O convênio entre a Prefeitura de Araraquara e a UFSCar para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana foi assinado em maio do ano passado. Toda a pesquisa e a análise estão sendo feitas por professores e alunos do Departamento de Engenharia Civil da UFSCar, além de outros profissionais da área, mestrandos e doutorandos da instituição.

Segundo o coordenador executivo de Mobilidade Urbana de Araraquara, Nilson Carneiro, o PlanMob é o instrumento de efetivação da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU) instituída pela lei federal nº 12.587/2012. Essa lei estabeleceu que todos os municípios com mais de 20 mil habitantes são obrigados a elaborar um plano de mobilidade em um processo participativo com os diversos setores da sociedade civil. “Araraquara elaborou um PlanMob em 2008 e, de acordo com o artigo 24 da PNMU, ele deve ser avaliado, revisado e atualizado em prazo não superior a 10 anos”, conta.

De acordo com os especialistas envolvidos na revisão, o plano, como instrumento da mobilidade nas cidades, é fator preponderante na qualidade de vida dos cidadãos, já que o modelo de circulação de pessoas e cargas dentro do território urbano interfere no desenvolvimento econômico das cidades e, consequentemente, do País. Do PlanMob resultam a melhoria da logística de distribuição de produtos, a qualidade de vida e a produtividade de sua população, dentre outros pontos.

Além do diagnóstico da cidade de Araraquara e seus principais interesses de mobilidade, a exemplo da orla ferroviária, outras temáticas também abordadas no PlanMob, de acordo com os princípios e diretrizes presentes no PNMU, são os serviços de transporte público coletivo, a integração intermodal do transporte público e privado, hierarquia viária, mobilidade ativa, circulação viária e infraestrutura do sistema de mobilidade urbana, incluindo planejamento cicloviário, as ciclovias e ciclofaixas, além de acessibilidade, polos geradores de viagens e áreas de estacionamentos.