São Carlos tem de acordo com o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística uma população estimada em 252 mil habitantes; Araraquara, um pouco menos, cerca de 236 mil. O que pode representar para a Saúde Pública de São Carlos neste momento de pandemia – 16 mil habitantes a mais?
Seus óbitos por conta da doença somam mais, sendo 11 a 8; dentro deste universo populacional é coerente dizer que se justifica, pois é uma cidade com maior número de habitantes e os critérios de atendimento às pessoas que se apresentam com sintomas gripais praticamente são os mesmos, pois seguem normas estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde.
O contraste entre os dois municípios está no número de casos confirmados até este sábado: Araraquara tem 710 pessoas infectadas pelo vírus e São Carlos, 367. Temos praticamente o dobro de casos em relação a São Carlos, ainda que apresentamos uma população ligeiramente menor.
Só há uma explicação, alertam os especialistas da área da Saúde: as práticas de isolamento social pois São Carlos conseguiu manter ao longo da pandemia um índice de 46%, ao contrário de Araraquara que subestimou a campanha do “fique em casa”. Com maior número de pessoas em circulação – 63% fora de suas casas e 37% dentro delas, é evidente que os riscos são maiores.
Outra situação curiosa: dos 710 casos para Covid-19 recuperamos 527, cerca de 75%; já São Carlos com 367 casos confirmados recuperou pelo seu atendimento médico – 236 pessoas, índice semelhante já que o protocolo de procedimentos segue o ritual estabelecido pelo Ministério da Saúde.
Quando os profissionais da Saúde olham para o cenário formado por UTIs conseguem enxergar um quadro menos confortável para Araraquara que está com 9 pessoas sendo cuidadas com maior rigor; São Carlos, apresenta menos gente em UTIs, total de 5 pacientes.
O descuido com o isolamento social nos leva para outro quesito da análise: em enfermarias neste final de semana temos 23 pessoas, das quais 17 confirmadas e 6 suspeitas. O panorama de São Carlos é melhor – 13 pacientes em enfermarias com a confirmação de 8 positivadas e 5 suspeitas.
Com três óbitos a mais, narram os especialistas, também é provável que o clima de São Carlos – com temperatura bem mais amena – tenha alguma influência neste saldo por conta da faixa etária atingida com maior rigor, ainda que mais precavida com o isolamento social.
Nesta sexta-feira (19), segundo o Sistema de Monitoramento Inteligente de São Paulo, Araraquara apresenta uma média de apenas 37% de pessoas em casa, contra 46% de São Carlos e 41% de Matão. Sair de casa sem necessidade também reflete nos gastos que o município terá, para cuidar das pessoas infectadas.
Até o final de maio Araraquara já havia gasto cerca de R$ 8,5 milhões com a pandemia.