Início Cidade

Posto de saúde do Jardim Paulistano fica alagado

Abertura ao público teve atraso de 1 hora para que funcionários secassem o chão da unidade de saúde

191
Sala onde ficam os prontuários dos pacientes foi atingida pelas goteiras (Foto: José Augusto Chrispim)

O Centro Municipal de Saúde “Dr. Genaro Granata”, localizado no Jardim Paulistano, amanheceu alagado nesta sexta-feira (10) devido às fortes chuvas registradas durante a madrugada. As portas só foram abertas ao público por volta de 8 horas, depois que os próprios funcionários fizeram a limpeza do local.

De acordo com o enfermeiro Carlos Eduardo, a unidade de saúde vem sofrendo com os problemas de infiltrações e goteiras há meses, desde que se iniciou o período de chuvas. “O problema com alagamentos e infiltrações já vem de alguns meses. Equipes da prefeitura já fizeram algumas manutenções no telhado e limparam as calhas, mas o problema ainda persiste. Nesta manhã encontramos o chão inundado devido às goteiras e só conseguimos abrir as portas por volta de 8 horas, quando terminamos de secar o chão”, relatou o enfermeiro à reportagem do Portal RCIA.

Teto da unidade de saúde está cheio de infiltrações de água (Foto: José Augusto Chrispim)

Revolta

Devido à demora para abertura do posto, os pacientes tiveram que aguardar do lado de fora embaixo de chuva e, alguns, ficaram revoltados com a situação. “Cheguei aqui cedo para ser atendida e tive que ficar na chuva esperando. Isso não se faz”, reclamou uma paciente que preferiu não se identificar.

 

Problema maior

Ainda de acordo com o enfermeiro, as infiltrações nas paredes e as goteiras já chegaram a atingir os arquivos com os prontuários dos pacientes. “A gente corre o risco de perder informações dos pacientes, pois em outras ocasiões alguns prontuários foram atingidos pela água que escorre na parede”, disse Carlos Eduardo.

 

Manutenção

Segundo o apurado, uma equipe de manutenção da prefeitura esteve pela manhã no local analisando a situação e deve realizar a troca de pelo menos 6 telhas que estariam quebradas.

A redação enviou uma solicitação à assessoria de imprensa da prefeitura de Araraquara pedindo informações sobre quais medidas devem ser tomadas para a solução definitiva do problema. A Secretaria Municipal de Saúde respondeu “que a Secretaria de Obras e Serviços Públicos está preparando uma licitação para a troca do telhado do Posto de Saúde do Jardim Paulistano. Com essa obra, o problema será resolvido”.