Home Cidade

Prefeitura intensifica combate à dengue no Hortênsias

Segundo a agente de combate às endemias, Débora Baggio, a operação segue o mapeamento realizado pelas Unidades Básicas de Saúde com maior infestação do mosquito

42
Materiais inservíveis encontrados em quintas têm sido um dos motivos dos criadouros do mosquito

A força-tarefa da Prefeitura atuou nesta terça-feira (18) no Jardim das Hortênsias com serviços de limpeza de vias e bocas de lobo, vistoria e retirada de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Também realizou o trabalho de casa a casa, com orientações a respeito da dengue, além do manejo e captura de escorpiões e operação tapa-buracos.

Ao todo, a força-tarefa conta com 90 pessoas das equipes de Vigilância em Saúde, do Controle da Fauna Sinantrópica, de apoiadores do combate à dengue, motoristas, operadores de máquinas e servidores do Centralizado Municipal.

Segundo a agente de combate às endemias, Débora Baggio, a operação segue o mapeamento realizado pelas Unidades Básicas de Saúde com maior infestação do mosquito. No primeiro trecho finalizado com 20 quadras, houve a retirada de aproximadamente cinco toneladas de materiais.

“Nossas equipes fazem a vistoria e a retirada dos criadouros. Aqui no Hortênsias, temos um caso confirmado de dengue, e iremos fazer a varredura no bairro inteiro, igual ao que fizemos, recentemente, no Parque São Paulo, quando foram retiradas 28 toneladas de materiais inservíveis”, afirmou.

A operação terá prosseguimento nesta quarta-feira (19) e o apoio dos moradores é fundamental para a limpeza do bairro, alerta a agente.

O coordenador de Vigilância em Saúde, Rodrigo Ramos, reforça a importância da colaboração dos moradores do Hortênsias para que a manutenção preventiva contra possíveis criadouros, nas residências e nos quintais evite a proliferação do mosquito da dengue.

“É preciso detectar e eliminar os possíveis criadouros, como calhas, ralos, vasos de flores, quintais com inservíveis descartáveis, como copos de plástico, telhas empilhadas e pneus velhos, além da parte inferior (embaixo) das geladeiras”, alerta Rodrigo Ramos.

Araraquara tem 181 casos confirmados de dengue nestes cinco primeiros meses de 2021.