Início Cidade

Prefeitura reforça ações com população em situação de rua

Em meio à pandemia da Covid-19, trabalho nas vias públicas de Araraquara envolvem vários setores públicos e instituições privadas

22
Desde 2017, o Comitê atua em Araraquara visando garantir os direitos dessa população de rua, envolvendo diversos setores da Prefeitura e da iniciativa privada, incluindo voluntários universitários

A pandemia causada pelo novo coronavírus levou a Prefeitura a reforçar o atendimento feito à população em situação de rua em Araraquara. As políticas públicas são desenvolvidas principalmente por meio das Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social e a de Saúde, em parceria com instituições privadas e do Comitê Intersetorial “Novos Caminhos”.

Em entrevista ao programa ‘Canal Direto com a Prefeitura – Especial Coronavírus’, na quarta-feira (15), via página do Facebook da Prefeitura, o cientista social e assistente técnico na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, José Guilherme Cagnin, e o advogado Márcio Richarde Eiras, representante do Comitê Municipal Intersetorial Novos Caminhos, deram mais detalhes sobre os trabalhos.

De acordo com José Guilherme, desde 2017, o Comitê atua em Araraquara visando garantir os direitos dessa população de rua, envolvendo diversos setores da Prefeitura e da iniciativa privada, incluindo voluntários universitários.

São muitos os desafios que o trabalho conjunto enfrenta na cidade, principalmente com a pandemia, segundo Cagnin. “Além de oferecer atendimento de saúde, alimentação e itens de proteção e de higiene pessoal, como máscaras, álcool gel, água e sabão, também é preciso conscientizar a sociedade sobre a importância desse trabalho”, acrescentou.

Para José Guilherme, as ações buscam também a reinserção dessas pessoas junto à sociedade civil, incluindo o mercado de trabalho.

Vale ressaltar que por conta da pandemia, a Casa Transitória agora funciona 24 por dia e a população em situação de rua também é acolhida pelo Centro POP e pelas instituições São Pio e Sacrários do Amor.

José Guilherme ainda destacou o trabalho do Seas (Serviço Especializado em Abordagem Social) junto a essa população e lembrou que o telefone 3336-7510 pode ser acionado pela comunidade para auxiliar as equipes nas ações.

BOA ARTICULAÇÃO

O advogado representante do Comitê Municipal Intersetorial Novos Caminhos, Márcio Richarde Eiras, reiterou a importância das ações para beneficiar a população em situação de rua, em meio a pandemia da Covid-19.

“A articulação dos grupos de trabalho, que inclui o atendimento médico semanal feito pela equipe da Secretaria de Saúde, também é uma forma de prevenção contra o Coronavírus”, ressaltou.

Márcio ainda acrescentou que as ações, que ainda envolvem estudantes universitários de Araraquara, têm sido bem aceitas pela população de rua, o que reforça ainda mais a importância dos trabalhos.