Início Cidade

Prefeitura vistoria e orienta Shopping para reabertura na segunda (8)

Profissionais de órgãos municipais de fiscalização visitaram o local na tarde de hoje (5) para verificar as adequações necessárias para a retomada do atendimento ao público

52

A Guarda Civil Municipal e os Agentes de Fiscalização de Trânsito, vinculados à Secretaria de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, em conjunto com o Procon de Araraquara, os agentes da Vigilância Sanitária e os fiscais do setor de Fiscalização de Posturas da Prefeitura realizaram uma vistoria de orientação no Shopping Jaraguá, na tarde dessa sexta-feira (05).

O objetivo foi verificar as medidas sanitárias e adequações necessárias para a retomada com segurança do atendimento ao público na próxima segunda, dia 08.

De acordo com o secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, Coronel João Alberto Nogueira Junior, foram vistoriadas as questões relacionadas ao funcionamento da praça de alimentação, sinalização interna, controle de fluxo, entre outras medidas necessárias para garantir a segurança sanitária dos frequentadores.

“Foi visto tudo que eles pretendem fazer como medidas de segurança e sanitária para que eles possam retomar o atendimento com segurança”. Ele destaca que o local já realizou a maioria das adequações necessárias. “Fizemos alguns apontamentos e os responsáveis ficaram de adequar durante o final de semana. Além disso, irão enviar todo protocolo de higienização para a Vigilância Sanitária”.

Segundo o secretário, entre as medidas tomadas estão o controle de fluxo limitando a entrada de apenas 600 pessoas dentro do estabelecimento com distribuição de senhas. Foi também calculado o número de clientes que pode permanecer em cada loja. Já as vagas do estacionamento foram limitadas por 40% da sua capacidade. “Foi feita também a demarcação do distanciamento para casos da formação de filas, entre outras adaptações necessárias”.

Fiscalização do novo decreto

Durante essa primeira semana do decreto municipal que prorroga a quarentena até 15 de junho e possibilita algumas flexibilizações de atividades econômicas, os órgãos de fiscalização do município vistoriaram 312 estabelecimentos comerciais, incluindo academias, além de 97 bares e restaurantes.

Cabe lembrar que a população pode continuar fazendo denúncias ao presenciar locais que não estão cumprindo as exigências do decreto, que orientam sobre o isolamento social.

Qualquer cidadão pode ligar para a Guarda Municipal pelo 153, que irá até o local fazer a abordagem. As denúncias também podem ser feitas a Polícia Militar, pelo 190 e para a Ouvidoria do Município pelo 156.

De acordo com o balanço da Secretaria de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, da terça-feira, dia 24 de março, quando teve início o período de quarentena em Araraquara, até quinta-feira, dia 04 de junho, foram contabilizados 4.678 atendimentos relativos à fiscalização do Decreto Municipal de Calamidade Pública entre orientações e fiscalização no local da irregularidade. Desses, foram feitos 1.437 deslocamentos da GCM para o local da suposta irregularidade para averiguação e foram lavrados 25 boletins de ocorrência pelo descumprimento do decreto.