Início Cidade

Prêmio Zumbi dos Palmares 2019 será concedido à professora Maria Aparecida Alves

Solenidade será realizada na Câmara Municipal de Araraquara na próxima segunda-feira (18), a partir das 19 horas

499
A professora Maria Aparecida Alves

A fim de reconhecer e valorizar o trabalho de pessoas e entidades que lutam pela defesa dos direitos dos negros e negras e pelo combate ao racismo e preconceito étnico-racial, na próxima segunda-feira, 18 de novembro, o Prêmio Zumbi dos Palmares será entregue à professora Maria Aparecida Alves. A cerimônia, em sua 18ª edição, acontece na Câmara Municipal de Araraquara, às 19 horas.

A homenageada é uma indicação feita por sugestões dos vereadores, entidades, organizações e sociedade civil, apresentadas ao Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo de Araraquara (COMCEDIR) e escolhido pela maioria dos seus integrantes.

O prêmio, criado em 2004, também tem o objetivo de incentivar ações da sociedade civil em defesa dos direitos humanos e pela igualdade racial; além de firmar o compromisso do Legislativo municipal araraquarense na defesa dos direitos dos negros e negras e na busca de igualdade étnico-racial.

A araraquarense Maria Aparecida Alves nasceu em 13 de agosto de 1947 e nunca morou em outra cidade. Viúva do Sr. Mair Aparecido Alves, teve um casal de filhos e sempre participou dos movimentos sociais do Brasil, sendo militante no tema “Mulheres Negras Afro brasileiras”.

Sua formação conta com graduação no Normal Superior e em Artes Visuais, além dos cursos técnicos em: Técnico Ator do Senac Araraquara e Massoterapia – Saúde Holística.

Professora nas redes particular e estadual, Maria Aparecida inclui com frequência a temática Afro brasileira em sua rotina escolar, através das disciplinas de Língua Portuguesa-Literatura, Arte e História.

Participantes da CNAB “Confederação Nacional Afro brasileira: Professor Eduardo de Oliveira”, em 1988, a professora tem seu trabalho na causa afro estendido à área da Saúde da Mulher e do Homem Negro, com foco na Doença Falciforme. Vale destacar a participação de Maria Aparecida em diversos eventos brasileiros com temática afro e também, outros prêmios recebidos pela professora, como o Prêmio Dra. Rita De Cássia, instituído pela ONU desde 1992; e o Prêmio Mulheres Negras Latino Americana Caribenha, alcançado em 2006.

O Prêmio Zumbi dos Palmares faz parte da programação do Mês da Consciência Negra que, nesta edição 2019, apresenta o tema “Resistir é preciso!”. A programação realizada pela Prefeitura de Araraquara – por meio da Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, ligada à Secretaria de Planejamento e Participação Popular – e COMCEDIR (Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo) é totalmente gratuita.

20 de novembro – Ainda, vale destacar que a programação do Dia Municipal da Consciência Negra e dos Orixás, no dia 20 de novembro, se inicia com um Passeio Ciclístico, às 8 horas, com concentração e saída da Praça Scalamandré Sobrinho, em uma promoção do Colégio COC Araraquara.

Das 15h às 17h30, na Praça do Daae, acontece um ato político-cultural e a concentração para a Marcha da Consciência Negra. O evento contará com roda de samba com o Grupo Conversa de Botequim.

O show em referência ao Dia Municipal da Consciência Negra e dos Orixás terá início às 18 horas ao lado do Ginásio de Esportes Gigantão, com grupo Filhos de Orun selecionado via edital – o grupo abre o show principal: Jorge Aragão, às 19 horas. O músico que seria atração na Facira 2019, mas que ficou impossibilitado de vir à cidade devido a problemas de saúde, promete muita animação, samba e axé para celebrar o Dia Municipal da Consciência Negra.

A programação completa do Mês da Consciência Negra pode ser conferida no site da Prefeitura de Araraquara.

Confira a galeria dos homenageados no Prêmio Zumbi dos Palmares:

Maria Nazaré Salvador (2005)

Ivone Camargo (2006)

Luiz Cláudio Barcellos (2007)

Lúcio José Maria (2008)

Francisco Luiz Salvador – “Kiko” (2009)

José Carlos Anselmo da Costa – “Ziza” (2010)

Alessandra de Cássia Laurindo (2011)

Roberto Antonio Soares (2012)

José Luiz Bonifácio (2013)

Hilário Francisco de Souza (2014)

Eliana Aparecida Xavier dos Santos (2015)

André Luís Braz – in memoriam (2016)

Patrícia Simone dos Santos Soares (2017)

Maria José Ferreira Gregório (2018)

SERVIÇO:

Prêmio Zumbi dos Palmares 2019 (premiada: Professora Maria Alves)

Local: Câmara Municipal de Araraquara (Rua São Bento, 887 – Centro)

Data: segunda-feira (18 de novembro)

Horário: 19h às 21h30

Entrada livre