Home Cidade

Primeiro caso suspeito de coronavirus em Araraquara

Os exames já foram colhidos e enviados nesta sexta-feira (28) para o Instituto Adolfo Lutz

24633
Dr. Walter Figueiredo - Foto: EPTV

Araraquara tem seu primeiro caso suspeito de coronavirus, atendido na rede privada da cidade. Trata-se de homem de 34 anos, recém chegado da Alemanha.

De acordo com Dr. Walter Figueiredo, diretor do USP Serviço Especial de Saúde de Araraquara Faculdade de Saúde Publica (SESA), todo o protocolo vêm sendo seguido, no sentido de salvaguardar também todas as pessoas que ele teve contato. O homem está gripado e não se sentia bem quando procurou atendimento na rede privada da cidade, após chegar de viagem da Alemanha. Todos os exames foram colhidos e o homem permanece em casa sendo monitorado.

Dr. Walter afirma que a Saúde de Araraquara está preparada para agir em caso de coronavirus, pois a doença vem de localizações geladas onde se propaga com mais facilidade, e no Brasil onde temos alta temperatura o vírus pode não resistir, “mas caso tenha propagação estamos preparados” afirmou o médico.

Todas as pessoas que tiveram contato com o suspeito estão sendo monitoradas até que o resultado dos exames chegue à cidade. Dr. Walter disse que ainda não tem uma data certa para que o Instituto Adolfo Lutz, envie de volta o resultado.

O que diz a Prefeitura de Araraquara

Não existe caso confirmado de Covid-19 em Araraquara. Qualquer outra informação não passa de especulação, o que não colabora com as autoridades da área da saúde diante da iminente epidemia global da doença.

Temos, sim, uma pessoa residente do município que esteve em um país com registro de casos de contágio do vírus e que manifestou, nos últimos dias, sintomas semelhantes a um quadro gripal. Por prevenção, seguindo o protocolo da OMS (Organização Mundial da Saúde), foi coletado material para realização dos testes de contágio do Coronavírus 19. Isso não significa a existência da doença no paciente, bem como nos seus familiares e pessoas do convívio que estão sendo monitoradas.

Em um momento como o que vivenciamos, com riscos reais de uma epidemia no planeta, os alardes e especulações não colaboram com a saúde pública e geram pânico desnecessário, colocando em risco a organização do sistema público de saúde. Se algum caso do Covid-19 for comprovado no Município, as autoridades de saúde pública irão se manifestar imediatamente e todas as medidas necessárias serão tomadas.