Facebook Instagram Mail Twitter Youtube
  • Agro
  • Economia
  • Política
  • Cidade
  • Polícia
  • Esporte
  • Ferroviária
  • Cultura e Lazer
  • Saúde e Beleza
  • Mais…
    • Artigos
    • Geral
    • Grandes Momentos
    • Educação
    • Podcasts
    • Seu Pet
    • Social
    • Utilidade Pública
    • Variedades
    • Videos
Search
  • Quem Somos
  • Mídia Kit
  • Revista
  • Fale Conosco
Facebook Instagram Mail Twitter Youtube
RCIA Araraquara | Revista Comércio, Indústria e Agronegócio RCIA Araraquara
Ouça a nossa rádio
RCIA Araraquara | Revista Comércio, Indústria e Agronegócio RCIA Araraquara | Revista Comércio, Indústria e Agronegócio
  • Agro
  • Economia
  • Política
  • Cidade
  • Polícia
  • Esporte
  • Ferroviária
  • Cultura e Lazer
  • Saúde e Beleza
  • Mais…
    • Artigos
    • Geral
    • Grandes Momentos
    • Educação
    • Podcasts
    • Seu Pet
    • Social
    • Utilidade Pública
    • Variedades
    • Videos
Home Cidade

Psicólogo destaca importância do Setembro Amarelo

João Paulo do Prado Rodrigues, do CRASMA, fala sobre a campanha realizada no mês que é dedicado à prevenção do suicídio

17/09/2021
288
Facebook
WhatsApp
Twitter
Email
    O psicólogo João Paulo do Prado Rodrigues, do Centro de Referência Ambulatorial de Saúde Mental Adulto (CRASMA)

    O psicólogo João Paulo do Prado Rodrigues, do Centro de Referência Ambulatorial de Saúde Mental Adulto (CRASMA) falou sobre a importância do Setembro Amarelo, campanha realizada pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, durante o mês que é dedicado à prevenção do suicídio.

    Para ele, o atual momento pelo qual passa a humanidade exige ainda mais esforços para evitar esse mal. “Todo o planeta está enfrentando a pandemia da Covid-19 e nunca se viu de tão perto a morte de pessoas. A situação nos coloca em contato direto com a nossa maior fragilidade. Como prevenir tentativas de suicídio, sendo que, infelizmente, os índices de ocorrência têm aumentado e se tornado um problema de saúde pública? Nós, da psicologia, acreditamos que a palavra pode ajudar. Poder falar da tristeza, das ideias, de pensamentos pessimistas, da desesperança, do desespero, pode ser a porta para sair dessa situação angustiante”, analisa.

    O psicólogo destaca também a necessidade de estabelecer uma rede de apoio. “Pode ser a família, amigos, a comunidade, e mesmo a rede social na internet pode ser utilizada. Tudo que uma pessoa deprimida, sem esperança e que esteja pensando em atacar a própria vida precisa é de contato, por mais que tente se isolar. Ela precisa de um interlocutor para poder simbolizar sua tristeza. O suicida raramente quer matar toda sua vida, geralmente quer matar uma ideia, um sentimento, esquecer um fato”, acrescenta o profissional.

    Ele destaca ainda os serviços oferecidos pela Prefeitura para lidar com essas situações. “Fale sobre ideias de suicídio, procure um amigo, procure profissionais de saúde. O município conta com uma rede onde sua angústia pode ser acolhida. Sua vida vale ser vivida”, finaliza João Paulo .

    A escolha de setembro se deu pelo fato do dia 10 deste mês ser o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A iniciativa teve início no Brasil em 2015 e foi resultado de um trabalho entre o Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

    Em Araraquara, a ação é realizada pelo CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial, para pacientes com transtornos mentais), CAPS-AD (para pacientes em uso de substâncias psicoativas), CRASMA (Centro de Referência Ambulatorial de Saúde Mental Adulto) e Espaço Crescer (para crianças e adolescentes). Os profissionais dessas unidades disponibilizarão rodas de conversa sobre o tema para todas as equipes da Atenção Básica, nos horários de reuniões, e também serão ministradas palestras sobre o assunto.

    A programação conta com palestras e rodas de conversas, em eventos que serão divulgados ao longo do mês pelas redes sociais da Prefeitura. As próximas rodas de conversa serão realizadas no dia 20, segunda-feira, das 15 às 16 horas, na ESF do Jardim Biagioni; dia 23, quinta, das 15 às 16 horas, no ESF do Jardim Ieda I. No dia 25, domingo, será realizada uma palestra para adolescentes na paróquia Nossa Senhora Aparecida, com o psicólogo Fernando Muniz.

    Previous articleGreve dos servidores da Educação em Araraquara, até quando Meu Deus
    Next articleFerroviária encara Brasiliense por vaga às oitavas da Série D
    Ivan Peroni

    RELATED ARTICLESMORE FROM AUTHOR

    PAT Araraquara oferece 49 oportunidades de emprego nesta quarta-feira

    No Conselho de Ética, vereador Balda, nega que frase dita em seu site jornalístico tenha conotação racista

    Caminhonete bate na traseira de caminhão em rodovia e deixa motorista em estado grave

    TV RCIA

    Vilage completa 39 anos: festa para uma empresa que conhece o...

    23/05/2025
    Uma conversa descontraída reunindo o diretor da Vilage Marcas e Patentes Luís Augusto Cirelli e o consultor da empresa para a região de Araraquara, Gustavo Silva. Um bate-papo sobre os 39 anos de criação da Vilage, sobre suas conquistas e realizações. Acompanhe, ao vivo no RCIA.

    Credicentro, 43 anos no mundo financeiro

    21/05/2025

    Thorn Malara esquenta o Resumo da Ópera

    21/05/2025

    PODCASTS

    SEU PET

    Feira Pets & Cia.: sábado (21) no Parque Infantil com violão...

    18/06/2025

    UTILIDADE PÚBLICA

    PAT Araraquara oferece 49 oportunidades de emprego nesta quarta-feira

    02/07/2025

    Quem Somos | Mídia Kit | Revista | Fale Conosco

    Rua Joaquim Alves – 171 • Jardim Primavera
    CEP: 14802-424 • Araraquara, SP

     (16) 9.9781.7050

    Suporte de TI e Hospedagem: SOLOWEB.COM.BR

    © 2005-2020 | Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
    desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da RCIA.

    Política de Privacidade
     

    ARQUIVO REVISTA RCIA

    EDIÇÃO DE JULHO/2005 A JULHO/2020 

    Vá para versão mobile