Reeducandos do regime fechado participam de reinserção social; padre Bruno, assessor da Pastoral, e a coordenadora, Margarida, visitaram o prefeito nesta sexta (5)
Padre Bruno com o prefeito e equipe da Pastoral
O prefeito Edinho recebeu a visita do padre Bruno Sérgio Sedenho, da Paróquia Santo Antônio (Ibaté) e assessor da Pastoral Carcerária da Diocese de São Carlos, além de Margarida Maria Neo Roncon, coordenadora diocesana da Pastoral Carcerária, nesta sexta-feira (5).
A Pastoral Carcerária da Diocese elogiou a parceria entre a Prefeitura e a Penitenciária de Araraquara, que oferece uma segunda chance a reeducandos que passaram por avaliação interna e têm condições de reinserirem na sociedade.
“A Pastoral está conosco e se colocou à disposição para novas parcerias e no que for necessário para garantir a reinserção social dos reeducandos”, declarou o prefeito Edinho. “Agradeço muito à Pastoral por esse posicionamento e ao Padre Bruno e à Margarida pela visita”, completou.
A secretária de Planejamento e Participação Popular, Maria José Scárdua, também participou da reunião.
SEGUNDA CHANCE
Nesta semana, 15 reeducandos começaram no projeto atuando no programa “Prefeitura nos Bairros”, que melhora a zeladoria e a sinalização nos bairros de Araraquara. Outros quatro estão no Bosque do Jardim Botânico, cinco no Parque do Basalto e quatro no Ginásio da Pista, totalizando 28 reeducandos.
A parceria entre Prefeitura, Penitenciária e Funap (Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel) foi assinada no último dia 28 e autorizada pelo juiz José Roberto Bernardi Liberal, do Departamento Estadual de Execução Criminal da 6ª Região Administrativa.
O projeto contempla os reeducandos do regime fechado, algo considerado inédito pelos especialistas do setor. Também já existiam parcerias em andamento com homens e mulheres do regime semiaberto dos Centros de Ressocialização.