Home Cidade

Represa do Pinheirinho segue interditada e Prefeitura não sabe quando ela poderá ser utilizada pelo público

É bem provável que represa venha a ser liberada para uso popular só no ano que vem; a nota emitida em conjunto com Defesa Civil não fala em data.

88
Data de reabertura não foi informada

Em comunicado distribuído nesta sexta-feira (05) a Defesa Civil, órgão ligado à Prefeitura de Araraquara, informa que a represa do Parque Pinheirinho segue interditada para banho em razão de contaminação confirmada por laudo técnico tempos atrás.

Segundo a nota, no dia 04 de agosto de 2025, foi publicada a Portaria nº 20.262, que instituiu uma Comissão Técnica de Estudos para avaliar as condições da represa, propor medidas corretivas e adotar providências necessárias.

A Comissão é formada por diversas secretarias e setores da Prefeitura Municipal e tem como objetivo identificar as possíveis causas da contaminação. A primeira reunião ocorreu em 18/08/2025, quando foi elaborado um plano de trabalho, com ações distribuídas entre os setores envolvidos.

Conforme a Portaria, o prazo estabelecido é de 120 dias para a execução das ações e mais 30 dias para a elaboração de propostas com base nos resultados obtidos.

“Enquanto isso, serão realizadas análises periódicas da qualidade da água durante três meses consecutivos, em pelo menos três pontos diferentes — da nascente até a área destinada ao banho. Esses testes irão verificar a vazão da nascente e o tempo necessário para que a água percorra todo o trajeto até a última represa”, explica o município.

Para a Defesa Civil, o objetivo principal é garantir a preservação da saúde dos frequentadores. “Por isso, a interdição permanecerá por tempo indeterminado, até que os estudos técnicos concluam a devida classificação da represa, conforme a Resolução CONAMA nº 274, de 29 de novembro de 2000”, finaliza.

Placas de sinalização foram instaladas ao redor da represa informando que a água está imprópria para uso.