Início Cidade

Santa Casa no limite pode ter problemas com internações até o final de semana

Sem contar que as aglomerações familiares neste Dia dos Pais não seguiram regras de isolamento e distanciamento, além dos abusos em reuniões festivas – de bares a clube – a expectativa é de que a média diária de casos de coronavírus venha a aumentar até a próxima segunda-feira, preocupando hospitais e unidades de saúde.

552
Santa Casa preocupada com a lotação e disponibilidade de leitos

A perdurar a média de novos casos de Coronavírus em Araraquara é provável que até o final desta semana, a Santa Casa de Araraquara já não consiga mais receber pacientes infectados pela doença. O alerta dado pela secretária municipal de Saúde, Eliana Honain nesta segunda-feira (10) logo após o almoço – é o primeiro sintoma de uma situação tensa que começa a ser vivida no município.

O hospital hoje tem cerca de 80% dos leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) ocupados e anunciou que no final de semana já teve todo espaço preenchido. O vazio desta segunda-feira se deve a saída de dois pacientes que receberam alta médica e já estão em casa sob monitoramento. Como há 8 pacientes em estado grave a permanência deles deverá se prolongar por dia, tornando quase impossível a disponibilização de vagas nas próximas horas, comenta o hospital.

Com apenas dois leitos disponíveis no momento para UTI o recado já foi mandado de que a situação começa a ficar tensa pois não há perspectiva na redução dos casos, afinal os últimos resultados somam em oito boletins referentes ao mês de agosto – 455 casos com média de quase 57 casos por dia.

Em suas manifestações anteriores durante o período de pandemia, o Conselho de Contingência nunca havia demonstrado tanta preocupação como hoje vindo com a tensão o apelo para que as pessoas se mantenham isoladas, usem máscaras e não se aglomerem, o que não deixa de ser uma manifestação sem sentido – pois há um comércio que funciona quase que normalmente, uma população que promove aglomerações e um transporte coletivo que funciona as vezes com carros lotados.