Início Cidade

Saúde divulga balanço de atendimentos diante da pandemia

Ontem, dia 10 de novembro, a estrutura de leitos de retaguarda para o enfrentamento à Covid-19 montada na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, na Vila Xavier, foi devolvida à instituição religiosa

35
Upa da Vila Xavier

Conforme é feito semanalmente, a Secretaria Municipal da Saúde divulgou balanço de atendimentos prestados no município, referentes ao Coronavírus, até segunda-feira, 9 de novembro. São eles:

– Atendimentos no polo de triagem da UPA Vila Xavier: 33.697 pessoas

– Atendimentos na observação do polo da UPA Vila Xavier:  418 pessoas

– Pacientes internados no Hospital da Solidariedade: 494

– Atendimentos pelo Disque-Saúde: 3.949 ligações

– Pacientes acima de 65 anos com atendimento residencial: 372

– Exames realizados junto à Unesp: 24.854

– Exames realizados junto à Uniara: 14.660

– Atendimentos no telefone de Apoio Psicológico: 311

Por meio de parceria da Prefeitura com a Uniara, Instituto Butantã e Laboratório Hilab, a Secretaria Municipal da Saúde mantém testagem gratuita para Covid-19 na praça Santa Cruz, Terminal Central de Integração (TCI) e em seis unidades de Saúde: Cecap, Yolanda Ópice, Selmi Dei I, Vila Xavier, Jardim América e Santa Angelina. Estes testes são feitos sempre das 7 às 8h30, com distribuição de senhas.

Ainda de acordo com balanço da saúde, foram realizados até o momento, nesta testagem em massa feita na região central da cidade e nas seis unidades de saúde, 4.636 testes, sendo que, destes, 164 foram positivados.

Foram 30 reagentes IGG; ou seja, pessoas que já tiveram a doença, 81 reagentes IGM, que são as pessoas que estão com a doença, transmitindo o vírus; e outros 53 reagentes IGG/IGM, que são as pessoas que saíram recentemente da doença e não transmitem mais o vírus.

E ontem, dia 10 de novembro, a estrutura de leitos de retaguarda para o enfrentamento à Covid-19 montada na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, na Vila Xavier, foi devolvida à instituição religiosa, para que ela possa retornar às suas atividades normais.

Entre abril e outubro, a capela, que fica em frente à UPA da Vila Xavier, integrou o Polo de Atendimento Estratégico do Coronavírus, com a instalação de 20 leitos. Agora, esses leitos estão sendo instalados no Pronto-Socorro do Melhado, que também dará suporte no atendimento à Covid-19.

Os leitos da UPA da Vila Xavier e do Hospital da Solidariedade continuam em funcionamento.

Por meio do Comitê, a Prefeitura Municipal e a Secretaria Municipal de Saúde agradecem toda a comunidade religiosa pela parceria, fundamental para o enfrentamento da Covid-19. Um gesto nobre que muito colaborou com a finalidade de salvar vidas.