Início Cidade

Saúde liga UPA da Vila a lateral da Igreja dos Mórmons e cria Hospital de Campanha

Nesta quarta-feira as obras de interligação da UPA com a igreja tiveram a derrubada de muros para criação de uma rampa interligando a unidade ao templo, facilitando o acesso de pacientes para o hospital de campanha

762
Este muro na lateral da igreja já foi derrubado para interligar através de uma rampa a UPA até a igreja, interditando um trecho do Estradão

A reportagem do Portal RCI acompanhou na manhã desta quarta-feira (01), a derrubada de uma parte do muro lateral da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Igreja Mórmon), que tem o seu templo na Vila Xavier. O espaço será utilizado para leitos de retaguarda no atendimento a pacientes com suspeita do novo coronavírus, causador da pandemia mundial da doença Covid-19.

Com o desvio do tráfego de veículos pela antiga via pública conhecida por Estradão haverá uma interligação da lateral da igreja com a UPA da Vila. Segundo a Secretaria de Saúde, Eliana Honain, 15 leitos poderão ser instalados no espaço da igreja, que fica em frente à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Vila Xavier. Uma passagem coberta será implantada para conectar a unidade de saúde aos fundos da igreja, facilitando o acesso de profissionais de saúde e o deslocamento de pacientes.

A igreja será transformada em hospital de campanha

Na semana passada o prefeito Edinho e diversos secretários e coordenadores municipais visitaram a igreja e a UPA da Vila para verificarem as adequações que estão sendo necessárias no prédio, além das intervenções no trânsito daquela região.

“Serão leitos de acolhida para as pessoas que vão procurar a UPA da Vila para saber se o diagnóstico é do novo coronavírus ou não. As pessoas que tiverem os sintomas do coronavírus virão aqui para a Vila Xavier e aqui nós vamos fazer a triagem e buscar o diagnóstico”, afirmou o prefeito.

“A UPA da Vila está muito bem estruturada, mas nós queremos ampliar a capacidade de atendimento da UPA de forma confortável. Vamos fazer uma ligação da igreja com a UPA da Vila para que a igreja se transforme em um espaço de acolhimento. As pessoas vão aguardar atendimento com dignidade”, explicou.

Será formado um corredor entre a UPA e a igreja, coberto por uma tenda, possibilitando a transferência de pacientes da unidade ao templo

Edinho agradeceu às lideranças da igreja pela iniciativa. “Sou muito grato a você, Dalton, e a todos os membros da igreja por essa manifestação de solidariedade humana com o povo de Araraquara. Vocês estão desmontando o espaço da igreja para atender a saúde pública”, disse.

O presidente da igreja Dalton Lacerda Ginatto na semana passada já havia dito que – “É um prazer podermos realizar essa manifestação de caridade. A gente vê que, hoje em dia, o coração das pessoas parece que está esfriando. Nosso objetivo é que a população de Araraquara possa ter um conforto, uma ajuda no atendimento. Da nossa parte, está sendo feito de todo coração”, afirmou Dalton.