O Escritório Regional do Sebrae SP de Araraquara promoverá na terça-feira, 3 de setembro, às 19h30, a entrega do Guia da Candidata e do Candidato Empreendedor – 2024. Durante o evento, as candidatas e os candidatos dos 19 municípios que compõem a regional de Araraquara do Sebrae-SP e que manifestaram interesse em participar da ação poderão fazer a assinatura no documento, firmando publicamente o compromisso com pautas de políticas públicas que incentivem o empreendedorismo e fortaleçam as micros e pequenas empresas promovendo a cultura empreendedora.
A iniciativa foi capitaneada pelo Sebrae-SP, com o apoio da Frente Parlamentar do Empreendedorismo (Frepem) da Assembleia Legislativa de São Paulo e do Sindicato das Empresas Serviços Contábeis (SESCON-SP). Assim, o Sebrae-SP espera promover a agenda do empreendedorismo das micro e pequena empresas nos próximos mandatos e influenciar futuras(os) mandatárias(os) a implementarem políticas de estímulo e suporte a este segmento, principal responsável pela geração de emprego e renda nos municípios. O evento surge também como oportunidade para que os concorrentes possam compreender como o Sebrae-SP pode ser um parceiro nesta agenda.
O Sebrae-SP destaca, de antemão, sua isonomia partidária frente a esta iniciativa que tem como intuito, de forma democrática, unir forças junto ao poder público municipal em prol do desenvolvimento das micro e pequenas empresas e, consequentemente, de toda a população paulista.
EMPREENDEDORISMO EM PAUTA NAS CANDIDATURAS
Uma pesquisa inédita, realizada pelo Sebrae-SP em maio de 2024, avaliou todos os programas de governo das candidatas e candidatos paulistas nas eleições de 2012, 2016 e 2020. Foi realizada busca de palavras-chave e expressões constantes nos programas de governo de candidatas e candidatos a prefeito filiados no estado de São Paulo, registrados oficialmente no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no mencionado período. A iniciativa focou em medir a frequência com a qual tais termos ligados à causa empreendedora apareciam nas propostas das candidaturas relativas às 645 cidades do estado.
O levantamento apontou alguns fatos positivos, como por exemplo uma notável incidência de termos conectados ao empreendedorismo nos planos de governo das(os) candidatas(os) em pleitos anteriores. Sebrae, turismo e economia criativa estão entre as palavras-chave mais recorrentes, e sua utilização se dá de forma crescente entre um pleito e outro neste período. Tal fato sugere uma atenção cada vez maior de candidatas e candidatos com estas expressões, conectadas a promoção do empreendedorismo como vertente do desenvolvimento econômico municipal.
Por outro lado, a pesquisa também identificou que termos relacionados à cultura empreendedora, compras governamentais e inclusão produtiva ainda se mostraram expressões praticamente inexistentes no vocabulário dos planos de governo, evidenciando uma lacuna a ser trabalhada pela gestão pública municipal ao longo dos próximos anos, especialmente por serem temáticas de grande relevância para o desenvolvimento dos municípios.
Para o Diretor-Superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa, o estudo demonstrou que existe espaço para uma adesão mais efetiva dos futuros governantes municipais com as políticas públicas de fomento e desenvolvimento da atividade empreendedora. “Queremos que todos os candidatos abracem a causa e que este seja um compromisso das candidatas e candidatos eleitos. O Sebrae-SP se coloca à disposição para oferecer suporte acerca do universo empreendedor, apoiando a liderança do Executivo Municipal e de suas equipes rumo ao desenvolvimento”, afirma Costa.
A Gerente da Unidade Políticas Públicas e Relações Governamentais (UPPRG) do Sebrae-SP, Lizzie Trevilatto, em complemento à fala do Superintendente, enfatiza alguns pontos abordados pelo guia considerados fundamentais para o desenvolvimento sustentável dos municípios, tais como Compras Governamentais, Inclusão Produtiva, Turismo, Inovação e Economia Criativa. “Acreditamos que o material seja um bom direcionamento para que candidatas e candidatos sigam os preceitos de uma economia contemporânea, a qual coloca as micro e pequenas empresas como protagonistas do desenvolvimento dos municípios”, reforça Trevilatto.