Início Cidade

Secretaria de Esportes convoca professores e monitores para voltarem ao trabalho

Indo na contramão do decreto da Prefeitura, Fundesport coloca funcionários em áreas de lazer de Araraquara a partir desta quarta-feira (25), segundo comunicado a qual tivemos acesso

1843
Pinheirinho

“De acordo com o Decreto 12230, informo a todos que a partir do dia 25/03/20 até decisão em contrário, estaremos todos trabalhando em regime de revezamento, distribuídos em determinadas áreas de lazer do Município que, apesar de não estarem abertas ao público, necessitam da presença de funcionários para possíveis orientações”. A ordem foi baixada pela secretária de Esportes, Milena Pavanelli, que desde a semana passada está substituindo a Everson Inforsato que pediu afastamento do cargo.

Segundo a determinação a secretaria está providenciando uma escala de trabalho, que será em breve divulgada, começando a partir de amanhã ( 25/03/20). “Estão todos convocados”, ordena.

O informe foi passado nesta terça-feira (24) para o grupo de professores e monitores de Educação Física das escolinhas que trabalham na Fundesport. Embora não se tratando de serviços essenciais, foram todos convocados a voltarem ao trabalho.

A medida não agradou os professores, um deles rebateu a decisão da pasta afirmando “Necessito de justificativas mais plausíveis e concretas. Não vejo nós, como monitores de Educação física, em função de ajudar no combate da epidemia em locais já decretado fechado pelo poder público, além de ser totalmente vulnerável e exposto. E que tipo de orientações teremos que estar passando? Se a ordem MUNDIAL é para nos resguardar”, disse ele.

Outro ainda perguntou “serão oferecidos EPI’s (como máscara, luvas e álcool em gel)?”

“Acabei de voltar de uma pneumonia e tenho bronquite, não vou, para que expor todo mundo assim?” – questionou outro funcionário.

Após várias reclamações um novo comunicado foi colocado em meio às discussões e questionamentos.

COMUNICADO

Quem tiver qualquer problema de saúde, providenciar os devidos atestados e entregar para a Gleice, no Gigantão, no período da manhã, das 8:00h às 12:30h. O deferimento ou indeferimento desses atestados, será emitido pelo Sesmt.

Os professores colocaram que o problema no momento seria encontrar médicos para dar atestado, em meio à pandemia. “No meio de toda essa crise, um médico não vai me atender para me dar um atestado de hipertensão. Os médicos estão com outras preocupações, como nós deveríamos estar”

“Sério que vou ter que sair de casa, procurar um médico (eles não estão atendendo) ou um Pronto Socorro, sair de novo, levar o atestado, etc… qual a parte de sair de casa, correr risco não estão entendendo, cara, surreal, ninguém está em casa porque quer, eu já estou perdendo dinheiro ficando em casa, está todo mundo com medo, eu ainda estou tentando entender qual a necessidade disso, não era nem pra vocês estarem na Fundesport trabalhando, não somos essenciais no momento, ao invés de preservar querem nos expor” – afirmavam professores e monitores.

As escalas de trabalho para os pontos que estarão funcionando nesta quarta-feira (25) foram também colocadas na conversa via whatsApp a qual o Portal RCIA teve acesso.

Os funcionários da Secretaria de Esporte voltarão a atuar no Gigantão, Complexo Ferroviária, Campo do Acco, Praça do Botânico e Pinheirinho, juntamente com outro comunicado com tom de ameaça – “Aqueles que não estiverem dispostos a cumprir seus horários na Secretaria de Esportes, serão disponibilizados para as demais secretarias, as quais estão com grande necessidade de pessoal”.

“Só gostaria de uma explicação plausível para uma decisão tão esdrúxula como essa! Tamanha incoerência como essa, indo contra tudo aquilo que a própria prefeitura tem apregoado”, esbravejou um professor diante dos comunicados da Fundesport, alegando que – estão indo contra o decreto da Prefeitura de Araraquara.

O QUE DIZ A SECRETARIA DE ESPORTE

A Secretaria de Esportes e Lazer informa que está seguindo estritamente as determinações do Decreto nº 12.236, de 23 de março de 2020. O setor realizou o afastamento dos idosos de 60 e acima dessa idade, e dos servidores que apresentaram atestado por motivo de saúde. Os funcionários que não foram afastados, estão trabalhando em esquema de revezamento nos próprios municipais, áreas de lazer e complexos esportivos da cidade.
É importante ressaltar que os monitores estão trabalhando nessas unidades que estão fechadas, para orientação da população quanto às restrições, conforme a lei, ao uso desses locais neste momento, e para evitar a depredação do patrimônio público. Cabe salientar ainda que esses servidores farão esse trabalho no período de 4 horas em dias alternados.