Home Cidade

Sem energia e problemas com gerador, UPA no Melhado atende pacientes no escuro

Atendimento na UPA do Melhado nesta manhã de sábado foi prejudicado pela falta de energia elétrica e como estava apenas com meia fase, a Prefeitura Municipal relatou que o gerador não pode ser acionado automaticamente. Prédio ficou por cerca de uma hora às escuras.

99
UPA ficou na escuridão por um bom tempo

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, em nota informou que o fornecimento de energia elétrica na UPA Melhado já foi totalmente restabelecido na manhã deste sábado (8). De fato, a unidade de saúde teve problemas com a falta de energia – pelo menos meia fase –  não tendo como acionar os geradores.  

A Prefeitura Municipal explicou que no início do dia, a unidade apresentou uma instabilidade parcial no fornecimento de energia, em razão de uma queda em meia fase, o que afetou apenas parte da estrutura. Por esse motivo, o gerador não foi acionado automaticamente, uma vez que o sistema é programado para operar apenas em casos de interrupção total.

Durante o período de instabilidade, os atendimentos não foram interrompidos, diz a nota. Todos os equipamentos essenciais possuem baterias próprias, com autonomia de até três horas, o que garantiu a segurança e a continuidade dos atendimentos aos pacientes.

De acordo com a Secretaria da Saúde, a equipe de manutenção da Fungota acompanhou prontamente a ocorrência e restabeleceu a energia na área interna da unidade. Apenas a tenda externa, espaço complementar utilizado para abrigar pacientes em espera de atendimento, permanece com instabilidade elétrica em função de um curto-circuito causado pela chuva. O reparo será realizado imediatamente após a interrupção da chuva, garantindo a segurança dos profissionais e pacientes.

No documento, consta que a segurança da unidade esteve garantida durante todo o período, com a presença permanente de dois agentes da Guarda Civil Municipal (GCM).