O vereador José Carlos Porsani, que tem projetos voltados para essa população, esteve presente
17% da população em Araraquara está acima dos 60 anos
Aconteceu na tarde desta segunda-feira (1), a abertura da Semana Municipal do Idoso, no Auditório “José Araújo Quirino dos Santos”, na Universidade de Araraquara (Uniara).
A tarde deu início a uma semana de discussões sobre políticas para idosos. Considerando que 17% da população araraquarense está acima de 60 anos, os componentes da Mesa ressaltaram que as pessoas nessa idade precisam de mais atenção e cuidado.
Em sua fala, a articuladora da saúde da pessoa idosa do Departamento Regional de Saúde (DRS) III, Dina Maria, relatou que, após fazer uma pesquisa, obteve o resultado de que o número de idosos que tiram a própria vida é maior que o de jovens, isso se dá “pelo fato de a terceira idade ser uma fase solitária, alguns perdem amigos, outros cônjuges, os filhos se casam e eles são deixados de lado”.
O vereador José Carlos Porsani (PSDB), representando a Câmara Municipal, evidenciou que os idosos, muitas vezes, precisam de maior atenção da família. “Conheci idosos que os filhos deixam em abrigos e não vão visitar, nem sequer ligam. Esses senhores e senhoras só querem estar por perto da família e saber que há pessoas que se preocupam com eles.”
Representando o prefeito Edinho Silva (PT), a secretária de Planejamento e Participação Popular, Maria José Scárdua, salientou a necessidade de datas comemorativas como essa, para que seja dada importância a temas usualmente esquecidos. A responsável pela pasta ressaltou, ainda, que com o apoio de todas as secretarias será pensado em mais políticas públicas para essa faixa etária.
A semana será composta por palestras abertas ao público.