Início Cidade

Sismar denuncia secretária da educação por impedir participação do sindicato em reunião com professores

Prefeitura diz que sindicato sempre teve suas solicitações atendidas

368
A secretária municipal da Educação de Araraquara, Clélia Mara dos Santos, e Gustavo Jacobucci, presidente do Sismar

O Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região (Sismar) denunciou a secretária municipal da Educação de Araraquara, Clélia Mara dos Santos, por prática antissindical após seus representantes serem impedidos de participar de reunião sobre o HTP com professores da rede pública da cidade, realizada em ambiente virtual na noite da última quinta-feira (4).

Além de Gustavo Jacobucci, presidente do Sismar, a professora e dirigente sindical Bernadete Couto também foi retirada do debate. Para a entidade sindical, “a atitude autoritária de Clélia é totalmente contrária ao discurso de ‘gestão democrática’ repetido diariamente pelo governo, e configura prática antissindical, denunciada pelo Sindicato ao Ministério Público do Trabalho (MPT) nesta segunda-feira (8)”.

De acordo com a Secretaria Municipal da Educação, “a pauta da reunião mencionada não exigia nenhuma mediação sindical, por isso apenas professores foram convidados a participar. Nenhuma solicitação de participação do Sismar foi requerida. Se tivesse sido solicitada, teria sido atendida, como se deu em outros momentos”, disse por meio de nota.

Indignado, o Sismar manda um recado a Clélia: “O Sismar pode e vai entrar nos locais de trabalho, nas reuniões e em qualquer lugar onde houver servidores em relação de trabalho com a Prefeitura. É dever e direito do Sindicato, independente da vontade da secretária. O cargo que ela ainda ocupa não tem poderes para decidir onde o Sismar entra ou não entra”, rebateu.