Início Cidade

Suspeita de Coronavirus, suspende aula em uma sala da Faculdade de Farmácia de Araraquara (Unesp)

Com dois alunos suspeitos, a sala foi fechada e todos que tiveram contato com eles estão sendo monitorados conforme protocolo do Ministério da Saúde - afirma diretor da Faculdade

573
Foto: Silvio Porfirio

Segundo informações que chegaram à redação do Portal RCIA, a Faculdade de Farmácia (UNESP), estaria fechada devido à contaminação pelo coronavírus. Ressaltamos que a notícia não procede

A reportagem entrou em contado com o diretor da faculdade Luiz Victor Silva do Sacramento, que nos informou, que as aulas seguem normalmente. O que ocorre é que dois alunos estão com suspeita da COVID-19, então, por prevenção a sala a qual eles pertencem as aulas foram suspensas, para que todos que tiveram contato com esses alunos suspeitos sejam monitorados. São cerca de 60 alunos que seguem o protocolo e estão em suas casas sendo monitorados.

Em nota o gabinete da diretoria da entidade esclarece a respeito de suspeita de contaminação pelo NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19) na FCF:

A Diretoria da FCF foi notificada ao final da manhã desta quarta-feira (11), que uma aluna do 3o ano do curso de Farmácia – período integral, encontra-se sob observação em confinamento domiciliar, por recomendação do Serviço de Saúde, por ter apresentado quadro sintomático compatível com COVID-19, somado ao fato de ter recentemente frequentado por um período, região de alto risco de contaminação (Japão).

Atendendo a protocolos iniciais de alerta em casos de contenção epidêmica, após reunião com a Coordenação do Conselho de Curso de Farmácia, suspenderam-se exclusivamente as aulas referentes à turma do 3o ano do curso de Farmácia – período integral, para que esses estudantes, que potencialmente tiveram maiores probabilidades de contato com a aluna sob suspeita de contaminação com o novo coronavírus, possam colaborar com a segurança em Saúde, permanecendo em suas residências, evitando deslocamentos que dependam de transporte coletivo e contato humano prolongado e confinado, quadro semelhante à salas de aulas; e caso apresentem quaisquer sintomas parecidos com resfriado, devem se dirigir às unidades básicas de saúde para averiguação e estudo do caso;

O serviço de saúde do SESA-Araraquara aguarda o resultado dos exames clínicos da aluna sob suspeita, somente os quais poderão confirmar ou não as suspeitas de contaminação do COVID-19.

Na sequência deste comunicado, solicitamos ampla divulgação à comunidade da FCF e aos professores que ministrariam aulas para a classe do 3o ano do curso de Farmácia – período integral, no período de 11 a 13 de março de 2020. As demais atividades de ensino programadas permanecem inalteradas.

A diretoria reitera que: 

Em face a notícias incertas e veiculadas informalmente pelas redes sociais, a respeito de suspeita de de contaminação pelo NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19) na FCF-Unesp:
  • a Diretoria da FCF desconhece e não veiculou qualquer confirmação oficial de caso(s) clínico(s) por contaminação  pelo novo coronavírus (COVID-19), por integrantes desta comunidade, quer sejam estudantes, professores e servidores técnicos-adminstrativos;
  • reiteramos a espera de resultado de exame clínico de uma estudante sob suspeita, somente o qual poderá confirmar ou não a contaminação do COVID-19, conforme comunicado anteriormente.
Aproveitando a oportunidade;
  • lamentamos quaisquer manifestações que contribuam para trazer incertezas em momento já naturalmente conturbado, considerando as premissas de proteção e manutenção da saúde pública;
  • e, que qualquer manifestação e atitude tomada por esta Diretoria, neste contexto visa tão somente orientar nossa comunidade, mitigando tudo o que for inapropriado à situação.