Home Cidade

Toninho Deliza, presidente do Sincomercio, é recebido na sede da JUCESP em São Paulo

FecomercioSP e sindicatos filiados discutem medidas para coibir fraudes contratuais na Jucesp

32
Momento que marca a presença de Toninho Deliza, na Jucesp em São Paulo

A FecomercioSP, o Sindilojas-SP e o Sincomercio Araraquara unem esforços para alertar empresários sobre o aumento de ocorrências de ações fraudulentas em contratos sociais e no quadro societário de empresas.

Representantes das três entidades reuniram-se com a presidência da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), na última terça-feira (11), para discutir ações que possam coibir fraudes envolvendo a utilização de assinaturas e documentos falsos em aberturas e alterações dos contratos sociais de empresas — práticas que têm causado prejuízos aos empresários representados pelas entidades.

O objetivo da agenda foi debater propostas que garantam segurança jurídica na execução dos processos de registro empresarial, sem gerar burocracia, com celeridade e eficiência. Dados da Jucesp apontam que, em 2024, foram registrados 359 requerimentos sobre possíveis fraudes. Desse total, 230 empresas foram bloqueadas.

Na ocasião, a FecomercioSP solicitou mais agilidade no processo de bloqueio da empresa quando a fraude for detectada. “Hoje o processo ainda é muito lento. Nós atuaremos em parceria para orientar os empresários sobre o que fazer nesses casos. Produziremos, inclusive, uma cartilha [FecomercioSP e Jucesp] específica para instruir como se proteger e o que fazer”, frisou Leandro Alves de Almeida, gestor da assessoria da Federação.