Início Cidade

Tríduo de São José, o carpinteiro, é a preparação para o Dia do Trabalhador

O fato de José, pai de Jesus, ter sido carpinteiro – uma das mais nobres profissões -, leva a igreja católica a homenageá-lo com três dias de preparação. O encerramento é marcado pela celebração de missa solene que poderá ser acompanhada através das redes sociais no dia primeiro de maio.

190
A Paróquia de São José em Araraquara organizando evento para obtenção de recursos que são aplicados na reforma e ampliação do templo

A Paróquia São José, localizada num dos bairros mais tradicionais da cidade – São José –realizará a partir do dia 28 o Tríduo de São José Operário em louvor ao padroeiro, com eventos reunindo seus fiéis e missa solene no encerramento, dia primeiro de maio, celebrada pelo padre José Alfeu Pereira.

O tríduo a São José são celebrações especiais marcando os detalhes da comemoração central no Dia do Trabalhador.  O dia de São José é oficialmente comemorado em 19 de março, mas de acordo com o padre Alfeu a paróquia também organiza este importante encontro religioso por ser São José o padroeiro dos trabalhadores e das famílias.

“Todos possuem um carinho muito grande para com São José, pelo exemplo de pai que foi para Jesus. Portanto, nós pedimos a graça, a ajuda e providência divina pela família de Nazareno. Essa comemoração se realiza nesta semana porque lembra não somente o trabalhador que foi José, mas todos que lutaram e lutam diariamente no trabalho pelo sustento próprio e da família”, justifica Padre Alfeu.

Um dos organizadores do evento neste, Adilson Custódio, que ocupa cargo de diretor em uma das comissões da paróquia, relata que José, o Carpinteiro, foi o esposo de Maria e o pai de Jesus. Descendente da casa real de Davi é venerado como santo pela Igreja Católica, que o celebra como seu padroeiro universal. “Dedica-se o dia 19 de março à sua memória e é tido como Padroeiro dos Trabalhadores, e, pela fidelidade a sua esposa e dedicação paternal a Jesus, como Padroeiro das Famílias”, completa.

Segundo a igreja católica, São José é o modelo ideal do operário, sustentando a sua família durante toda a vida com o trabalho artesanal, cumprindo sempre os seus deveres para com a comunidade. Além disso, ensinou ao filho a profissão de carpinteiro e, desta maneira suada e laboriosa, permitiu que as profecias se cumprissem e que o seu povo fosse salvo, assim como toda a humanidade.

O BOLO DE SÃO JOSÉ

Uma das tradições mantidas pela Igreja de São José é a venda neste dia do Bolo de São José, preparado pelas colaboradoras da própria igreja e considerado uma delícia. Ainda que as celebrações venham a ser realizadas de forma online, o famoso bolo será vendido a R$ 3 reais o pedaço e poderá ser retirado no sistema drive-thru.

INFORMAÇÕES SOBRE O TRÍDUO DE SÃO JOSÉ