Home Cultura e Lazer

100 anos da Semana de Arte Moderna: Biblioteca Mário de Andrade recebe exposição

“Gabinete modernista: a passagem de Mário de Andrade por Araraquara” segue até o dia 25 de fevereiro, com entrada gratuita

166
Atividade é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura por meio da Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico.

Os 100 anos da Semana de Arte Moderna serão comemorados em Araraquara, na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, com a exposição “Gabinete modernista: a passagem de Mário de Andrade por Araraquara”. Realização da Secretaria Municipal da Cultura por meio da Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico, a mostra fica em cartaz até o dia 25 de março.

A secretária municipal da Cultura, Teresa Telarolli, lembra que “a presença de Mário de Andrade na história cultural de Araraquara é fundamental e toda e qualquer iniciativa que recupere esta marca será sempre muito bem-vinda. As relações estreitas de Mário com Pio Lourenço Corrêa, a influência deste último sobre as pesquisas e interesses do escritor, fazem parte da farta correspondência entre os dois; já os volumes fundadores da nossa Biblioteca Pública Municipal Mário de Andrade e outros muitos documentos e objetos, que compõem um acervo impressionante e exclusivo, serão apresentados à população de Araraquara, em uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, por meio da nossa Coordenadoria de Acervos e Patrimônio.”

“Pensamos em algo que fosse exclusivo, único, e então decidimos expor o material que demonstra a relação de Pio Lourenço e Mário de Andrade”, explica o coordenador de Acervos e Patrimônio Histórico, Weber Fonseca. “O gabinete conta com a escrivaninha onde Mário escreveu Macunaíma na Chácara Sapucaia, duas estantes com 600 obras que foram doadas por Mário para compor o acervo inicial da biblioteca Mário de Andrade, além de fichas de anotações de Pio que inclui comentários sobre a obra Macunaíma”. O coordenador conta que estarão expostos os primeiros exemplares autografados de “Macunaíma”, “Amar Verbo Intransitivo” e “Paulicéia Desvairada”.

“Aproveitamos também para falar um pouco do que foi a Semana de Arte Moderna, que foi realizada no período de 13 a 18 de fevereiro de 1922, focando na literatura. Mostramos as três fases consideradas e as obras que compõem estas fases.” Vale destacar que Mário de Andrade relaciona-se à primeira geração modernista (1922-1930), que pretendia “destruir” os padrões da arte conservadora, com o objetivo de criar uma arte nova e mais livre.

SERVIÇO:

Exposição “Gabinete modernista: a passagem de Mário de Andrade por Araraquara”
Local: Biblioteca Municipal Mário de Andrade (Rua Carlos Gomes, 1729 – Centro)
Período: de 14 de fevereiro a 25 de março de 2022
Horário: das 10 às 12 horas e das 13 às 19 horas (de segunda à sexta-feira)
Informações e agendamentos: bibliotecamunicipal@araraquara.sp.gov.br