Home Cultura e Lazer

1ª Semana do Circo abre edital para contratar oficinas e trabalhos artísticos

“Almoçando Piolin” é o nome escolhido para a Semana do Circo, da Prefeitura, que também é parte das comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922; inscrições de 19 a 28 de fevereiro

84
(Arte: Lucas Furtado)

Em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, a Secretaria de Cultura e Fundart promovem a 1ª edição da Semana do Circo “Almoçando Piolin”, contemplando solicitação dos artistas circenses. Dois editais foram lançados a fim de contratar artistas da cidade para a realização de oficinas e apresentação de trabalhos artísticos ligados a essa linguagem.

O coordenador executivo de Cultura, Carlos Henrique Fonseca, conta que o grande Abelardo Pinto (1897-1973) – o conhecido Palhaço Piolin – participou e foi homenageado na Semana de 22, por simbolizar a brasilidade desejada pelos artistas modernistas. “Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Anita Malfatti são alguns dos que o chamavam ‘Rei dos Palhaços’ ”.

A Semana do Circo “Almoçando Piolin” será realizada no período de 27 de março a 02 de abril – lembrando que no dia 27 de março é comemorado o Dia do Circo. As inscrições para as oficinas e os trabalhos artísticos devem ser realizadas com o envio dos projetos, exclusivamente pelo e-mail: coordenadorcultura@araraquara.sp.gov.br , no período próximo de 19 a 28 de fevereiro.

Os processos seletivos abertos pela Secretaria de Cultura e Fundart aguardam pela participação de artistas e docentes moradores de Araraquara, representados por pessoa jurídica, com a inscrição CNPJ relativa às atividades compatíveis exigidas nos editais.

O proponente deve obrigatoriamente estar inscrito no Cadastro Municipal de Artistas, disponível para preenchimento no site da Prefeitura de Araraquara (https://sistema.araraquara.sp.gov.br/portal/cadastro/cultura/).

Todos os projetos devem considerar que as oficinas ou apresentações poderão ocorrer em modalidade on-line (aulas remotas por aplicativos de celular), presencial ou ainda híbrida, abrangendo as duas possibilidades. Carlos Henrique lembra que a modalidade presencial é a desejável e só haverá migração para outras possibilidades em caso de impedimento legal, visando adequação aos protocolos sanitários impostos pela pandemia de COVID 19.

Vale destacar que cada proponente pode participar da seleção somente com uma proposta em cada um dos editais. Para a avaliação das propostas serão considerados os seguintes critérios: enquadramento da proposta, acessibilidade e viabilidade da proposta, clareza descritiva da proposta e qualificação dos profissionais envolvidos.

Mais informações e esclarecimentos sobre os editais podem ser obtidos através do e mail coordenadorcultura@araraquara.sp.gov.br.

OFICINAS

Serão contratadas até três artistas/docentes para ministrar oficinas no período da Semana do Circo. Os projetos devem considerar a preferência por um público alvo de faixa etária livre, garantindo o proponente a adequação e o cuidado à diversidade de condições físicas dos participantes.

Os proponentes de cada projeto contratado receberão o valor de R$ 600,00 cada, para ministrar três oficinas de uma hora e meia, ao longo da Semana.

A documentação necessária para ser anexada ao projeto deve ser conferida no edital, disponível no site da Prefeitura, no link: https://www.araraquara.sp.gov.br/governo/secretarias/cultura/Edital001semanadocirco2022.pdf .

TRABALHOS

Serão contratados projetos artísticos de performance circense com duração de 8 a 10 minutos, a serem apresentados no dia 02 de abril, junto à programação de encerramento da 1ª Semana do Circo. Os projetos apresentados devem ser autorais.

Caso o evento seja presencial, deverá ser realizado na Praça Pedro de Toledo, com uma performance iniciada num “Cortejo” que percorrerá o trajeto do Palacete das Rosas até a Praça Pedro de Toledo, passando pela avenida Duque de Caxias. Os artistas dos projetos selecionados devem participar do cortejo, assim como dos ensaios prévios que ocorrerão ao longo da semana.

Os proponentes de cada projeto contratado recebem o valor de R$ 650,00 para apresentar o número circense e participar do Cortejo no dia 02 de abril.

A documentação necessária para ser anexada ao projeto deve ser conferida no edital, disponível no site da Prefeitura, no link: https://www.araraquara.sp.gov.br/governo/secretarias/cultura/copy_of_Edital002semanadocircotrabalhosartsticos2022.pdf .