
A cidade de Araraquara recebe, em outubro, a 2ª edição do Cine Bijou – Mostra de Cinema Infantil de Araraquara, evento totalmente gratuito que será realizado no Teatro Municipal e promete encantar o público com uma programação diversa e acessível. A iniciativa busca valorizar o audiovisual produzido em São Paulo, formar novos públicos e, ao mesmo tempo, resgatar a memória cultural ligada ao antigo Cine Bijou, espaço que marcou gerações na cidade, sendo o primeiro cinema de Araraquara, ativo na década de 1920.
A execução deste ano acontece por meio do Edital Difusão CULTSP, com apoio da Secretaria Estadual da Cultura, Economia e Indústria Criativas e da Prefeitura de Araraquara.
A programação começa no dia 1º de outubro, com apresentações da Cia Dois Palitos, às 8h30 e 14h. No dia 5 de outubro, às 14h, o público poderá acompanhar o projeto Olhares Acrobáticos, que traz o lançamento de livros e a apresentação do grupo de Taiko Nisho Wadaiko. Ainda no mesmo dia, às 16h, haverá exibição de filmes selecionados seguida de um bate-papo com os dubladores Léo Camillo e Angélica Santos, nomes consagrados do setor.
As atividades seguem no dia 16 de outubro, também em dois horários, 8h30 e 14h, com a Cia Polichinelo. Já no dia 23 de outubro, é a vez do show do mágico Felipe Label, às 8h30 e 14h, encerrando a programação com chave de ouro. Na mesma data, às 20h, o público confere a apresentação da Cia Improvisória, que fecha oficialmente o evento. “É importante pontuar que, além dessas atrações, cada dia conta com a exibição dos filmes selecionados, que serão divulgados em breve, explica o idealizador Rodrigo Vulcano.
Integrante do calendário cultural do município, graças à iniciativa da vereadora Fabi Virgílio. “O Cine Bijou reforça a importância da arte como instrumento de formação cultural, oferecendo acesso gratuito a espetáculos e experiências que estimulam a imaginação e o contato das crianças e jovens com diferentes linguagens artísticas”, comenta Vulcano.