A festa e animação do Carnaval comandou a folia em Araraquara com a programação do Carnaval da Paz e Cidadania 2020. Estimativa da organização aponta que mais de 65 mil pessoas participaram das atividades propostas pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart.
A grande novidade da agenda ficou por conta da volta do desfile da LESEC – Liga das Escolas de Samba de Araraquara e também a descentralização das festas, que chegaram aos assentamentos, bairros afastados da região central, Parque Pinheirinho e Bueno de Andrada.
Com uma programação totalmente gratuita, o Carnaval de Araraquara teve como tema “A história é a raiz de um povo, vai ter escolas na rua de novo”. Foram quatro dias de intensa programação, contando com campanhas de conscientização sobre combate ao uso de drogas, álcool e direção, além de respeito às mulheres e aos LGBTs.
Destaque na programação, o retorno do desfile das escolas da LESEC levou um bom público ao CEAR: a estimativa é que 3,5 mil pessoas tenham conferido o desfile na primeira noite do Carnaval. Apesar da ameaça de chuva, os sambistas apresentaram os temas sem nenhum problema. Neste ano não houve júri e os temas apresentados foram: “Igualdade e Cidadania”, “Aracoara: terra de todos”, “Amor vencendo o ódio” e “Natureza e Sustentabilidade”, com a participação das agremiações: Tô Legal – Unidos da Prevenção, Gaviões, Selmi Dei, Mancha e Unidos Quilombola.
Além do desfile, a programação levou a festa para regiões mais afastadas do Centro da cidade, chegando a Bueno de Andrada, aos assentamentos rurais e aos “Territórios”, que são os bairros mais vulneráveis que integram o programa municipal “Territórios em Rede”. A participação de crianças e famílias foi a tônica nos eventos, com resgate das matinês.
Vale destacar a alegria das crianças no Carnaval nos Territórios com as atividades na Carreta Avassaladora, contando com a participação de vários personagens dos desenhos, assim como as atividades de circo – com perna de pau e malabares – reunindo diversos pequenos (e até marmanjos!) para momentos de descontração. O Carnaval nos Territórios passou pelos bairros: São Rafael, Valle Verde, Hortênsias, Parque São Paulo, Cruzeiro e Oitis.
Já o Carnaval nos Assentamentos, esteve no Monte Alegre e no Bela Vista. Grupo Sambabilidade, DJ Magrão, Jota Junior, Sandra Sueli e Naiara Francini foram responsáveis pela animação das matinês e bailes promovidos para a participação de todos.
Em Bueno de Andrada, a roda de samba com Junior Barros, Art Zoom e Amaral e Samba de Bamba, na Praça Principal, agitou a terra das coxinhas. Também agitado e com um público muito grande, foi o Carnaval de Praia no Pinheirinho – o evento com as bandas Falso Brilhante, Ases Mania e Turma do Samba caiu no gosto popular e resultou em uma mega festa no parque que é um dos cartões postais da cidade: aproximadamente 8 mil pessoas passaram pelo local.
Não poderia ser diferente na Avenida Bento de Abreu, no último dia de Carnaval, com o Trio Elétrico apresentando as bandas Batida Perfeita, Embalaê e Flor de Abóbora. Uma multidão de pessoas aproveitou o encerramento da festa para dançar, cantar e se divertir. De acordo com levantamento da Secretaria da Cultura, aproximadamente 15 mil pessoas passaram pelos shows da Bento de Abreu.
Os blocos de rua foram uma atração à parte e agitou a região central da cidade. Depois do Pré-Carnavalesco Petit Phuá, uma semana antes do início oficial do Carnaval, a programação contou com: Bloco Zinho, Bloco Unidxs do Vale LGBTQIA+, Bloco Cordão da Luz Divina e 3 é Amor. Crianças, jovens e adultos prestigiaram os blocos da cidade – cada um com seu encanto, cada um com seu formato. Das marchinhas tradicionais ao axé music, somadas a músicas nacionais eletrônicas, a programação animou o grande público e levou diversas famílias às ruas da cidade com muito alto astral.
E a festa ainda não acabou: neste sábado, 29 de fevereiro, tem o bloco de Pós-Carnaval Perifa Embraza, fazendo a festa com concentração a partir das 15h na Escola Estadual Jardim dos Oitis (São Rafael) – a saída do cortejo é prevista para as 18h – e seguirá pelas ruas do bairro, encerrando-se no CEU das Artes.
O Carnaval da Paz e Cidadania 2020 comemora também a participação saudável dos foliões, sem ocorrências graves, promovendo uma festa agradável para diversos públicos.
SERVIÇO:
Carnaval da Paz e Cidadania 2020 apresenta: Bloco Pós-Carnaval Perifa Embraza
* Saída do cortejo: 18h (segue pelas ruas do bairro e encerra no CEU das Artes)
Grátis
3 é amor: http://bit.ly/bloco3eamo
Cordão da Luz Divina: http://bit.ly/cordaoda
Unidxs do Vale: http://bit.ly/unidxsdova
Desfile das escolas de samba: http://bit.ly/desfileda
Bueno e Assentamentos: http://bit.ly/a
Carnaval no Pinheirinho: http://bit.ly/car
*** Fotos também nas galerias do site da Prefeitura: www.araraquara.sp.