Home Cultura e Lazer

Araraquarenses comentam o legado de Sidney Poitier, ator que faleceu nesta sexta-feira

Poitier foi o primeiro negro a ganhar um Oscar; foi uma importante figura de resistência

139
Em 2002, também foi o primeiro negro a receber um Oscar pelo conjunto de sua obra e contribuição ao cinema.

Primeiro homem negro a ganhar o Oscar, o ator norte-americano Sidney Poitier faleceu aos 94 anos. A causa da morte, divulgada nesta sexta-feira (07/01), não foi ainda reveladada. Poitier levou o Oscar em 1964 por sua interpretação em “Uma Voz nas Sombras”.

Ele também estrelou filmes como “Ao Mestre, com Carinho”, “Adivinhe Quem vem para Jantar” e “No Calor da Noite”. Em 2002, também foi o primeiro negro a receber um Oscar pelo conjunto de sua obra e contribuição ao cinema.

Nas redes sociais, cinéfilos araraquarenses se manisfestaram. “O cinema perde uma lenda”, comenta Alexandre Mori Rodrigues. “Uma voz nas sombras (se calou). Mas quando um homem tem três metros de altura, o sol voltará a brilhar”, poetiza Nilton Marques.

Filho de um casal bahamense, Poitier ganhou a nacionalidade americana ao nascer prematuro em Miami, em 1927. Aos 15, se mudou para os Estados Unidos e sonhava com a carreira de ator. Antes de conquistar Hollywood Poitier fez sua estreia na Broadway, em uma montagem de comédia. Mais tarde, já no mundo do cinema, Poitier se tornou um símbolo do movimento de disputa pelos direitos civis dos negros.

(Por Matheus Vieira)