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Artistas se sentem lesados pela Secretaria da Cultura de Araraquara

Muitos deles afirmam que só foi contemplado com ajuda emergencial municipal quem faz parte da “panelinha”

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Um edital esteve aberto até o dia 27 de abril, na Secretaria de Cultura de Araraquara, na tentativa de ajudar a classe artística devido à crise provocada pelo Covid-19 que atingiu diversos trabalhadores, inclusive artistas.

Os que não foram contemplados se dizem descontentes com a forma que foram escolhidos projetos pela Secretaria Municipal de Cultura.

Muitos artistas, que preferem não se identificar, afirmam que os escolhidos pelo Conselho da Cultura, são sempre os mesmos, que fazem parte de uma “panelinha”. “No carnaval a palhaçada foi a mesma, vários apresentaram projetos, chega ser vergonhoso ser sempre os mesmos apadrinhados e não adianta reclamar pois as coisas só pioram, sofremos retaliações” – afirmou um dos artistas local.

A proposta era a contratação de vídeos com projetos artísticos e oficinas culturais, sob o tema “A manifestação da solidariedade humana”, estimulando conhecimento sobre cidadania e inclusão social. Os vídeos selecionados serão veiculados online exclusivamente pela TV Web Participativa da Prefeitura de Araraquara.

O edital afirmava ainda que fossem atendidos até 60 projetos, sendo 10 em cada linguagem. Cada projeto selecionado recebe o valor de R$ 1.000,00.

Alguns se sentiram lesados, pois acreditam que a classe é muito maior do que apenas os contemplados de sempre.

O QUE DIZ A SECRETARIA

A Secretaria Municipal de Cultura esclarece que devido à crise provocada pelo Covid-19 que assolou os trabalhadores de todo mundo, inclusive e principalmente a classe artística, lançou um edital de apoio aos artistas locais. A iniciativa foi feita com o apoio da Fundart e contou com o suporte do Conselho Municipal da Cultura.

Por meio do edital foram selecionados vídeos de projetos e oficinas artísticas, com o tema “A manifestação da solidariedade humana”, a fim de estimular o conhecimento sobre cidadania e inclusão social. Ao todo 37 artistas da cidade foram contemplados pelo edital.

Cabe ressaltar que o edital ficou aberto por 15 dias e foi amplamente divulgado pelo site e redes sociais da Prefeitura. Além disso, houve o apoio na divulgação das mídias locais, rádios, plataformas e inclusive do próprio portal RCIA.

As exigências para inscrição são básicas e todo o processo de seleção foi transparente e isento, atendendo a todas as recomendações legais, inclusive do MP, como de hábito em todos os nossos editais.

Vale lembrar que, conforme a Lei 8.666, foram vetadas as inscrições de funcionários públicos municipais, comissionados ou de carreira, assim como aqueles já com projetos contratados pelas Oficinas Culturais.

As linguagens contempladas nos trabalhos selecionados são: Música, dança, literatura, artesanato/ artes plásticas, teatro e circo. Todos os trabalhos selecionados são de companhias ou artistas com sede em Araraquara (no mínimo dois anos) e com proponentes que integram a ficha técnica da apresentação do vídeo. As produções têm classificação etária livre e duração de 25 a 30 minutos e cada projeto selecionado receberá o valor de R$ 1.000,00. Os vídeos selecionados serão veiculados online, exclusivamente pela TV Web Participativa da Prefeitura de Araraquara.

Os artistas selecionados devem entregar o vídeo até o próximo dia 15 de maio. A Secretaria Municipal da Cultura planeja que os vídeos comecem a ser veiculados a partir de 16 de maio.

Cabe acrescentar ainda que a Secretaria de Cultura, mesmo com a suspensão das atividades, manteve ativos os contratos dos 28 artistas que oferecem os cursos das Oficinas Culturais, mantendo suas respectivas remunerações.

Também com o objetivo de apoiar os artistas locais, foi criada uma página com o Ateliê Virtual em Artes Plásticas, onde é disponibilizado espaço para a livre divulgação dos artistas que integrarão o XVII Território da Arte de Araraquara.

Por fim, o setor trabalha em um projeto de implantação de lives para apoiar os artistas locais, que deve se iniciar nos próximos dias.