Home Cultura e Lazer

“Barrock”: Orquestra Jovem de Araraquara faz apresentação no Teatro Municipal

Apresentação é nesta quinta (11), às 20h; os ingressos gratuitos e solidários distribuídos na bilheteria do teatro, uma hora antes do início

111
Concerto ocupa o mais nobre palco de Araraquara

A Orquestra Jovem de Araraquara (OJA) realiza, nesta quinta-feira (11), às 20 horas, no Teatro Municipal de Araraquara, o concerto gratuito intitulado “Barrock”. A apresentação é uma realização do Ministério da Cultura e da Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, sendo os ingressos gratuitos e solidários distribuídos na bilheteria do teatro, uma hora antes do início, com a doação opcional de um quilo de alimento não perecível.

Aproximadamente 30 músicos sobem ao palco para oferecer ao público uma experiência que une tradição e modernidade. De acordo com o diretor artístico da OJA, Eduardo Felipe, trata-se de “um concerto misto cheio de emoção de séculos de música”.

A primeira parte da apresentação será dedicada ao período Barroco, homenageando compositores do século XVIII considerados os “roqueiros” da época, como Antonio Vivaldi e Georg Friedrich Haendel.

Já na segunda parte, o concerto presta tributo ao rock, trazendo arranjos de clássicos de artistas consagrados como Ozzy Osbourne, Metallica e Raul Seixas, entre outros.

A proposta é aproximar diferentes estilos e épocas, mostrando como a música, em todas as suas formas, continua a emocionar e surpreender plateias.

O Teatro Municipal de Araraquara está localizado na Av. Bento de Abreu, s/n° – entre as Avs. Dr. Gastão Vidigal e Circular Mário Hyroio Arita, na Praça Lívio Abramo, no bairro Jardim Primavera.

OJA – A Orquestra Jovem de Araraquara, projeto sociocultural da Associação Cultural Promoart, oferece formação musical gratuita a crianças, adolescentes e jovens, por meio de aulas de instrumentos de cordas.

Desta forma, consiste no desenvolvimento e aprimoramento técnico de jovens instrumentistas, através de aulas para a formação de uma camerata e uma orquestra de cordas, reunindo em torno de 100 pessoas beneficiadas com aulas de violino, viola erudita, violoncelo, contrabaixo acústico, musicalização e violão.

As atividades acontecem no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Araraquara, fortalecendo a conexão entre arte, educação pública e inclusão social. Todas as atividades — aulas, ensaios e apresentações — são gratuitas e acessíveis aos mais diversos públicos, garantindo a democratização do acesso à cultura na cidade e região.

Mais do que formar músicos, a Orquestra Jovem de Araraquara acredita no poder transformador da arte. O projeto promove o desenvolvimento artístico, técnico e humano dos participantes, além de proporcionar vivências coletivas por meio de ensaios, cameratas e concertos abertos à comunidade.

A Orquestra Jovem de Araraquara conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, e parcerias fundamentais com a empresa JBT, o Instituto Federal de Araraquara, entre outras instituições comprometidas com o desenvolvimento cultural e educacional da cidade.