A Programação do Mês da Juventude será aberta oficialmente nesta quinta-feira, 12 de agosto, Dia Internacional da Juventude, e promete uma agenda focada na educação e conscientização dos jovens sobre a responsabilidade que assumem como representantes do futuro do planeta.
Neste primeiro dia de programação, será realizada a Batalha de Hip Hop, que reunirá talentos da cidade às 20 horas no Palacete das Rosas, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.
A apresentação do evento será de Manuela Caparelli Justino, a Manu, enquanto o mestre de cerimônias será Éder José da Cruz, o Uveio. Já o som ficará à cargo de Kauan Alves Nunes dos Santos, o DJ Kwan, enquanto Denis Victor de Sousa (Shazzam) será o organizador de chaves.
Os MC´s confirmados na batalha são Vitor Hugo Fernandes (Sussa), Jhonatan Henrique Fidelis (Jhow MC), Kaio Henrique da Silva Medeiros (MC Km), Vinicius de Oliveira (TVZ), João Vitor Marchesan (MC Marchesan), Willian Roberto Gomes Júnior (Willião), Erik Mariano dos Santos (MC Goes), Diego Moura (Amon Poeta) e Pedro Henrique Garcia (Penadinho MC). Os jurados são Nala Suê, Morfy e Ricardo.
Para a assessora especial de Política Pública para Juventude, Steyce Chaves, o evento visa manter acesa a chama do movimento hip hop na cidade e ao mesmo tempo retomar as atividades dos artistas que não puderam realizar seus trabalhos na pandemia. “Quando elaboramos a Programação do Mês da Juventude, pensamos em fazer uma batalha porque o movimento hip-hop em Araraquara é um movimento mais independente e que vem com uma cultura de batalhas há muito tempo. Percebemos que durante a pandemia eles pararam, não conseguiram fazer online e não conseguiram continuar o trabalho que existia. Por ver que eles estavam parados, a Prefeitura criou essa atividade para que se inicie essa volta das batalhas”, explica.
Vale destacar que a Programação do Mês da Juventude é realizada e apoiada pela Prefeitura, por meio da Assessoria Especial de Políticas para Juventude. A agenda conta ainda com conversas temáticas com todas as juventudes, roda de conversa, fórum de estudantes, ato ecumênico e lives com palestras.
Neste ano, a programação vem com o tema “Esperançar”, em referência às palavras do educador e filósofo brasileiro Paulo Freire: “É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo…”.
Também nesta quinta, às 8h30, no CEAR, será realizada a cerimônia de lançamento do “Filhos do Sol”, programa que tem o objetivo de ofertar aos adolescentes e jovens em situação de extremo risco pessoal e social o benefício de transferência de renda e ações socioeducativas, qualificação profissional e vivência no mundo do trabalho.
(Da reportagem)