Home Cultura e Lazer

Beatles Again comemora 30 anos com show em maio no CEAR e apresentações em agosto em Liverpool

Em entrevista exclusiva, o líder e fundador Beto Neves conta detalhes sobre os projetos e também faz um balanço de toda a carreira do grupo

248
Evento contará com uma grande produção

Do prazer peculiar de ouvir um LP dos Beatles na vitrola, passando por um show improvisado no Clube Araraquarense e, três décadas depois, um sonho prestes a se realizar: tocar na terra e no palco onde seus ídolos começaram uma carreira que mudou os rumos da cultura pop mundial.

Não, não é uma história fictícia, por mais que possa parecer. Todo esse roteiro passa como um filme na cabeça do músico e médico araraquarense Beto Neves, que vive a expectativa de embarcar com a Beatles Again para tocar na International Beatleweek, em Liverpool, cidade inglesa berço de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr.

Nenhuma descrição de foto disponível.
Em 2016, no palco, com a Beatles Again. (Foto: Arquivo Pessoal)

Multi-instrumentista e líder da trupe que completa 30 anos de estrada em 2023, Neves conversou com o jornalista Matheus Vieira para abrir o baú de lembranças, refletir sobre o momento artístico do grupo, comentar os sentimentos que antecedem o embarque para a Inglaterra e, de quebra, adiantar detalhes do mega show que a Beatles Again faz em maio, no CEAR, em Araraquara para assoprar as velinhas desse marcante aniversário ao lado dos amigos, familiares e fãs.

Matheus Vieira – Seria redundante começar essa entrevista perguntando a expectativa da banda para a participação na International Beatleweek. Porém, realmente, vale um adendo: comemorar 30 anos de tributo tocando na própria terra dos Beatles é, realmente, especial, certo?

Beto Neves – Sim, com certeza. Não poderia haver uma maneira mais gratificante de comemorar os trinta anos da Beatles Again, do que fazer isso no local onde tudo começou. Na terra natal dos Beatles. No palco onde eles tocaram. Na origem dessa onda transformadora que geraram. Em Liverpool, no Cavern Club!

Como foi a seleção dos grupos para o festival? Acredito que a troca de experiências com outras bandas também é de suma importância.

No nosso caso foi fundamental nossa participação na BeatleWeek Brasil, em dezembro passado, em Niterói-RJ. Este é um evento que tem co-organização do Cavern City Tours, de Liverpool. Alguns dirigentes do Cavern estiveram no festival do Rio e assistiram algumas apresentações da Beatles Again.

Após os shows, nos procuraram, e nos disseram da intenção de nos chamar para a International BeatleWeek 2023. No dia 2 de fevereiro, recebemos o e-mail deles com o convite oficial para o festival. Quanto à troca de experiências com outras bandas, posso dizer que será muito legal conviver com bandas de pelo menos 15 países diferentes, mas que falam a mesma língua –  a linguagem musical dos Beatles!

Em solo britânico, qual será a agenda da banda?

Chegaremos em Liverpool na quarta, dia 23 de Agosto e, no dia seguinte, devemos começar nossos shows no festival, que ocorre em vários locais de Liverpool, como o Cavern Club, o Cavern Pub, e também no Adelphi Hotel, o maior hotel de Liverpool, que sedia a Beatles Convention no domingo, dia 27 de agosto, com uma mega feira com produtos relacionados aos Beatles e com vários locais de show dentro do hotel. Faremos em torno de 10 shows nos seis dias do festival.

Cartaz da International Beatleweek 2023

Para quem não faz ideia do tamanho do evento, você conseguiria definir toda a atmosfera que o cerca?

Já estive por três vezes no festival, em 2000, 2017 e  2019. É um evento único, com pessoas de todos os locais do mundo, aos milhares, visitando, celebrando e cultuando a música dos Beatles, num congraçamento que contagia ruas, bares e praças de Liverpool. E a cada ano, excetuando os dois anos de pandemia, o evento tem uma participação maior, sendo que esse ano se espera o maior público de todos os tempos no festival!

Beto, lá em 1993, quando você começou a Beatles Again, pensou que chegaria nesse patamar de notável destaque?

Sinceramente não. Mesmo porque começamos de uma maneira muito improvisada, num evento numa sexta à noite na sede social do Clube Araraquarense. Tocamos em três: eu, Sérgio Sanches e José Abi. Uma semana após, já pediram um segundo show, e depois a coisa foi crescendo, com a entrada do baixista Fábio Russi já éramos quatro.

Em 2001 participamos do Beatles Festival, que teve participação de 104 bandas do Brasil, e o vencedor iria tocar em Liverpool. Ficamos em segundo lugar. Mas agora chegou a nossa hora. Quero ressaltar os vários integrantes que passaram pela banda nesses anos todos, cada um dando sua contribuição para nossa história – Sérgio Sanchez, José Abi, Fábio Russi, Murilo Romano, Filipe Neves.

Hoje nossa formação atual tem: Beto Neves (Teclados, Violão e Guitarra Acústica, Gaita, Ukulele, Vocal), Daniel Mattos (baixo e vocal), Rogério “Piu” Pinotti (Guitarra, Violão e Voz), Fernando “Chin” Neves (Bateria e Percussão) e Beto Placco (Percussão e Vocais).

Rogério, Daniel, Beto Neves, Beto Placco e Fernando Chin. Foto: Amanda Rocha

Formação de público é sempre uma constante no meio artístico. Qual legado a Beatles Again deixa para as próximas gerações que, com certeza, ouvirão Beatles?

Numa entrevista em 1965 ao jornalista britânico Larry Kane, Brian Epstein, empresário dos Beatles disse- “I’m telling you, Larry, there’s no other band, there will never be a band like them, for all eternity.” They’re the best I’m telling you Larry here in 1965 that 2000’s kids will be listening to Beatles. ” Traduzindo – “Estou lhe dizendo, Larry, não há outra banda, nunca haverá uma banda como eles, por toda a eternidade.” Eles são os melhores. Estou lhe dizendo, Larry, aqui em 1965, que os garotos dos anos 2000 ouvirão Beatles. ” Ele estava certo. Em fevereiro agora, de 2023, tocando num evento, um garoto de 5 anos chegou para mim e disse: “Vocês podem tocar Eleanor Rigby ?” Acho que está respondida sua pergunta!

Ainda há algo a conquistar, Beto?

Essa é uma pergunta difícil, Matheus. Estamos vivendo um momento mágico, com o aniversário de 30 anos da nossa banda,  e o convite para a International  Beatle Week, mas acho que sempre há algo a se almejar.  E chegamos onde qualquer banda tributo aos Beatles do mundo gostaria de chegar- tocar em Liverpool, a Meca dos Beatles.

Você pode adiantar algum detalhe do show dos 30 anos da Beatles Again?

Estamos preparando uma grande festa para o próximo dia 26 de maio, uma sexta-feira, às 20h30. Será um evento muito especial e acontecerá no CEAR, em Araraquara. Teremos no saguão uma exposição sobre os Beatles, com quadros, posters, instrumentos dos Beatles, as túnicas que usaram em Sgt Peppers’ e até um painel para quem quiser tirar uma foto numa faixa de pedestres em Londres.

O show contará com a participação de ex-integrantes da banda, com flashes de nossa história exibidos no telão durante o show. Os ingressos já estão à venda e podem ser encontrados nos pontos de venda antecipada, na Sun Music (16) 3461-1561 e 99704-1561 e Posto da Fonte (16) 3336-6149. Também podem ser comprados na internet, neste link.

Por Matheus Vieira