Início Cultura e Lazer

Beto Guedes é tema em sarau musical de cantor araraquarense

Tchesco Lorenzetti revisita a carreira do artista mineiro em apresentação remota, integrante do programa Cultura em Rede, da Prefeitura

51
Natural de Montes Claros/MG, Beto Guedes tem 69 anos. (Foto: DIvulgação)

Há aproximadamente 60 anos, surgia em Minas Gerais o movimento conhecido como o Clube da Esquina, resultado da amizade entre Milton Nascimento e os irmãos Márcio e Lô Borges.

Dentro desse balaio cultural, essencialmente musical e crítico, outros nomes também ganharam notoriedade. O cantor e compositor Beto Guedes é um deles. Amigo de Lô Borges desde a adolescência, conviveram juntos no contexto da beatlemania e fundaram uma banda chamada The Beavers.

Reconhecendo a importância do artista para o período, bem como à MPB de uma geral, o araraquarense Tchesco Lorenzetti deu origem ao sarau musical “Beto Guedes, arquiteto da melodia e harmonia”. O projeto, aprovado no edital Cultura em Rede, está disponível no canal no You Tube na Prefeitura e no fim desta reportagem.

“Quando falamos em música brasileira, não podemos esquecer a forte contribuição mineira. E o Beto Guedes é certamente um dos nomes mais destacáveis, o que lhe rende considerável prestígio junto ao público e à crítica”, conta Tchesco Lorenzetti.

Logo, o repertório revisita a vasta carreira do artista. “Obras representativas do cancioneiro de Beto Guedes são apresentadas por mim ao violão, complementadas por comentários ilustrativos acerca da gênese de tais criações”, finaliza Lorenzetti.

(Por Matheus Vieira)