
Em 2020, no auge da pandemia de COVID 19, os blocos de carnaval Petit PhUÁ e Cordão da Luz Divina cancelaram seus calendários de festas e começaram a produzir vídeos sobre cultura popular.
O projeto foi ganhando seguidores e novos formatos e acabou sendo premiado pelo Programa de Ação Cultural (Proac) da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo. O resultado deste prêmio chega às plataformas de redes sociais esta semana. Nesta sexta-feira (24), o primeiro episódio estará disponível nas redes sociais do Petit PhUÁ – Instagram, Facebook e YouTube.
“Estórias e Histórias do Interior” aborda temas que contam características do modo de vida no interior, a chamada “cultura caipira” que, de alguma forma, define nossa identidade.
Os vídeos são apresentados por Weber Fonseca – produtor do bloco Petit PhUÁ – que também cuidou dos roteiros ao lado de Kleber Fonseca. A ficha técnica conta ainda pesquisa de Juliano Machado; figurino de Dani Perez e Hilda Maia; música de Denis Corbi; fotografia de Marcelo Toso; comunicação feita por Tadeu Queiroz; e um time de ilustradores que incluem: Auá, Daniel Almeida, Junião, Isabela Rudge, Lucas Tannuri e Ricardo Costa.
Weber Fonseca reforça a ideia de que os vídeos atendem à memória dos mais velhos bem como apresentam um novo olhar sobre o patrimônio cultural do lugar que vivemos para crianças e jovens.
“A chave deste projeto é que justamente ao falarmos de Araraquara, onde estão sediados nossos blocos, estamos falando de uma identidade comum a tantas cidades de interior, como por exemplo, os topônimos indígenas, as festas de Santos, festa populares, as praças e os mercados públicos, bem como os ciclos agrícolas que definiram nossa economia e nossa constituição social”, explica Weber.
EPISÓDIOS
Os episódios serão disponibilizados sempre às sextas-feiras e se estendem até o dia 12 de maio, véspera da celebração de Nossa Senhora de Fátima, o último vídeo da série.
Os vídeos que nasceram para atender um canal de diálogo para cerca de 500 foliões, hoje dialoga com milhares de espectadores em todo o Brasil, chegando em basicamente nas 27 unidades da Federação, incluindo o Distrito Federal.