Início Cultura e Lazer

Cadastro de artistas e espaços culturais pode ser efetuado diretamente no site da Prefeitura

Preenchimento de cadastro digital deve agilizar os dados que serão utilizados pela Secretaria Municipal da Cultura

32

Para facilitar o cadastro de artistas e espaços culturais de Araraquara, a Secretaria Municipal da Cultura e a Fundart disponibilizaram um link direto no site da Prefeitura Municipal. A ação deve também agilizar a coleta de informações que devem fomentar a cultura local.

O cadastro é destinado a artistas, profissionais de Arte, Cultura e Patrimônio Histórico e Cultural em Araraquara, e também para os Espaços Culturais. A ação objetiva o fomento à Cultura municipal para possível contratação, parceria e auxílio com base nos termos do disposto na Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993.

Somente quem estiver cadastrado poderá ser beneficiado pelos editais da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart e pelos recursos que vierem por meio da Lei 1417 – Lei Aldir Blanc. Quem não for cadastrado, não poderá receber qualquer benefício.

Vale ressaltar que todos os artistas e espaços devem fazer o cadastramento, mesmo aqueles que já o fizeram, pois a Lei Aldir Blanc exige itens que antes não eram cobrados, de ordem socioeconômica. Portanto, todos devem se recadastrar ou cadastrar.

O cadastramento visa aproximar de forma democrática artistas, profissionais de arte, cultura e patrimônio histórico e cultural que almejam parcerias com a Secretaria Municipal de Cultura para o fomento da produção artística, da cultura local, do patrimônio, do turismo e da geração de indicadores culturais em Araraquara, atendendo aos princípios da oportunidade, conveniência, legalidade, defesa do interesse público, impessoalidade, isonomia e economicidade.

O cadastramento deve ser preenchido no site da Prefeitura Municipal de Araraquara (www.araraquara.sp.gov.br). Na primeira página (home), clicar no banner disponibilizado na página principal.

Dados pessoais, área de atuação, função, renda, experiência – entre outros – estão entre as questões abordadas no cadastro.

Apoio aos artistas

Vale lembrar que a Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, em apoio aos artistas nessa pandemia, lançou dois editais – um para linguagens artísticas em geral e outro para músicos.

Agora há um terceiro edital destinado aos artistas visuais, convidando para o Território da Arte de Araraquara que, devido à crise do Covid-9, será em formato digital.

Também, a Secretaria Municipal da Cultura começa a organizar um fórum a fim de debater os desdobramentos da Lei Aldir Blanc, sancionada na última terça-feira (30). As propostas da lei implicam basicamente em três frentes: auxílio emergencial aos artistas, socorro aos espaços culturais e a publicação de novos editais na área.

A intenção da Secretaria Municipal da Cultura é estabelecer um fórum de amplos debates no universo local, contando com a gestão municipal, o Conselho Municipal da Cultura e a sociedade civil para debaterem os desdobramentos da lei Aldir Blanc no município.

Mais informações sobre o cadastramento de artistas e espaços culturais podem ser obtidas através do email [email protected], ou pelo telefone 3322-2770 na Secretaria Municipal de Cultura.