Home Cultura e Lazer

Charles Bronson 100 anos: “Com fama de durão, foi um grande do cinema’, afirma cinéfilo araraquarense

Alexandre Mori Rodrigues comenta o legado do artista, lenda dos filmes de ação dos anos 70 e 80; quem não lembra do justiceiro Paul Kersey, da franquia 'Desejo de Matar'?

4424
Bronson em cena de 'Desejo de Matar', de 1974. (Foto: Divulgação)

Em 1974, quando o diretor Michael Winner lançou, na sala escura, a primeira aventura de Paul Kersey, um homem comum que, com sua arma, fez justiça com as próprias mãos, ele não imaginava que “Desejo de Matar” faria tanto sucesso no mundo inteiro, ganhando, inclusive, nos anos posteriores, quatro sequências.

E foi por conta desse blockbuster que muitos amantes do cinema passaram a conhecer o trabalho do ator norte-americano Charles Dennis Buchinsky, vulgo Charles Bronson, responsável por interpretar o casca-grossa e vingativo protagonista.

No começo do mês de novembro, mais precisamente no dia 03, o mundo da sétima arte celebrou o centenário de Bronson que, além da citada franquia, atuou em outras dezenas de produções, tão rentáveis quanto, tornando-se referência quando a assunto é filmes de ação, principalmente nos anos 80, no auge do VHS em vídeolocadoras.

O cinéfilo araraquarense Alexandre Mori Rodrigues nos conta que os filmes de Charles Bronson fizeram parte da sua adolescência. À época, ele assistia as películas em sessões nos canais abertos Globo e Record.

“Ele sempre vivia protagonistas durões. E também fez performances marcantes como coadjuvante. Posso citar “Fugindo do Inferno (1963), “12 Condenados” (1967) e o melhor deles: o clássico “Era uma vez no Oeste” (1969), do Sérgio Leone, no qual viveu o lendário Harmônica. Nos anos 70, virou sinônimo de ação junto com Clint Eastwood. Depois, surfou em sequências e filmes menores, mas sempre usando a fama de justiceiro. É um grande do cinema”, comenta Rodrigues.

Ator morreu em 2006, aos 81 anos. (Foto: Divulgação)

Motorista de caminhão pelo exército americano durante a 2ª Guerra Mundial, Charles Bronson tem uma estrela na Calçada da Fama, localizada em 6901 Hollywood Boulevard. Bronson sofria do Mal de Alzheimer, porém sua morte ocorreu em 2006 por conta de uma pneumonia. O ator tinha 81 anos.

(Por Matheus Vieira)

Dicas de filmes de Charles Bronson
Por Alexandre Mori Rodrigues

Desafiando o Assassino (1974)
Direção: Richard Fleischer

Lutador de Rua (1975)
Direção: Walter Hill

O Telefone (1977)
Direção: Don Siegel