Home Cultura e Lazer

“Choro no Carmo”: Cultura lança novo projeto neste sábado (3)

Evento será realizado na Praça do Carmo, a partir das 10 horas com roda de Chorinho com Pedro Luiz Freitas Quarteto e feira de brechós

42
Pedro Luiz Freitas Quarteto

Um novo projeto chega em Araraquara neste sábado, 03 de junho: é o Choro no Carmo, realizado pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart na Praça do Carmo. A programação do Choro no Carmo contará com a apresentação musical Pedro Luiz Freitas Quarteto das 11h às 13 horas e com feira de brechós, economia criativa, solidária e sustentável com o Coletivo Quem Garimpa Acha das 10h às 16 horas. A programação é gratuita.

De acordo com a secretária municipal da Cultura, Teresa Telarolli, “o Choro na Praça reafirma a nossa proposta de ocupação dos espaços públicos por meio da cultura diversificada e de qualidade. Assim, damos continuidade a um projeto mais amplo de difundirmos e darmos visibilidade aos muitos artistas aqui sediados e ao mesmo tempo fortalecemos estilos e manifestações artísticas sedimentadas no gosto e na memória de cada um.”

O coordenador de Acervos e Patrimônio Histórico, Weber Fonseca, explica que o projeto Choro no Carmo nasceu do encontro de uma proposta do músico Pedro Luiz com a Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico. “O projeto chega para valorizar o Chorinho como patrimônio cultural da nossa cidade, assim como já recebemos o projeto ‘Viola na Praça’. Da mesma forma, temos a intenção de ocupar uma praça na Vila Xavier e promover um projeto que faça a valorização do samba de raiz tão associado ao bairro”, adianta o coordenador.

MÚSICA

A apresentação musical chega com o bandolinista Pedro Luiz Freitas e o seu quarteto, com Oliver Kofi (cavaquinho), Fabiano Marchesini (violão 7 cordas) e Henrique Brandão (pandeiro) com releituras de choros e também com trabalho autoral.

Pedro Luiz Freitas iniciou seus estudos aos 14 anos, aprendendo cavaquinho e bandolim. Aos 20 anos passou a estudar no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, em Tatuí-SP, onde estudou por três anos. É formado em Licenciatura em Música pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) e, em 2022, iniciou seu mestrado em bandolim na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).