Home Cultura e Lazer

Cultura divulga resultado dos editais de Poesia e de Compositores Locais

Resultado é referente às: I Semana Municipal de Poesia – José Roberto Telarolli “O Poeta da Vila” e I Semana Municipal de Valorização dos Compositores Locais “Pedro Paulo Zavagli – Spiga”

35
Spiga faleceu aos 74 anos.

A Secretaria Municipal da Cultura e a Fundart divulgaram os resultados dos editais referentes a I Semana Municipal de Poesia – José Roberto Telarolli “O Poeta da Vila” e a I Semana Municipal de Valorização dos Compositores Locais “Pedro Paulo Zavagli – Spiga”.

As duas Semanas, realizadas pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, por meio da Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico (poesia) e Coordenadoria Executiva de Cultura (compositores), são resultados de leis municipais criadas pela vereadora Fabi Virgílio. Assim, as Semana Municipal de Poesia – José Roberto Telarolli e I Semana Municipal de Valorização dos Compositores Locais “Pedro Paulo Zavagli – Spiga” fazem parte do calendário de eventos oficial da cidade.

Sobre os homenageados, vale destacar que: a sensibilidade aguçada e o posicionamento sócio-político de Telarolli, lhe renderam bons sambas e, claro, muita poesia. José Roberto Telarolli faleceu em 1981, com 34 anos de idade. Já Pedro Paulo Zavagli, o Spiga, foi um sambista e poeta araraquarense, personalidade marcante do bairro da Vila Xavier e figura proeminente na vida boêmia e cultural da cidade. Ao longo de sua carreira, compôs mais de 80 obras e seus poemas foram musicados por diversos artistas. Spiga faleceu no dia 13 de janeiro deste ano.

POESIA
O edital de premiação para livro impresso de poesia com conteúdo inédito, para poetas residentes ou naturais de Araraquara, foi lançado na I Semana Municipal de Poesia “José Roberto Telarolli – O Poeta da Vila” no último outubro.

Foram premiados quatro autores, para publicação de quatro livros: Murillo Velludo Ferreira, Hauanni Pastini Paula Leite, Gabriela Orlando Zeppone e Jenifer Evelyn Saska.

A premiação no valor de R$5.000,00 prevê a produção do livro de poesias, a ser entregue para a Secretaria Municipal de Cultura. A tiragem mínima será de 120 exemplares, com quantidade mínima de 25 páginas.

Para análise de premiação foram utilizados os seguintes critérios: adequação ao gênero literário da poesia; originalidade e inventividade no conteúdo; e utilização da linguagem, estilística e recursos expressivos.

COMPOSITORES

Foi durante a 1ª Semana Municipal de Valorização dos Compositores Municipais Pedro Paulo Zavagli “Spiga” – que celebra a vida e a arte de Spiga e de todos os compositores araraquarenses – a Secretaria Municipal de Cultura e Fundart lançaram o edital de premiação com o objetivo de: fomentar e valorizar o trabalho dos compositores araraquarenses; apoiar, incentivar e difundir o trabalho artístico de Araraquara e atuar na formação de público para as produções locais.

Foram premiados: Cleber de Souza Fogaça, Cristina Pires Barbosa e Daniel da Silva Dias. Os três compositores premiados de Araraquara, posteriormente, devem apresentar um show musical com suas composições e os intérpretes convidados. Cada compositor premiado receberá o prêmio de R$2.000,00.

Nas análises para a premiação, foram analisadas: qualidade artística da obra, criatividade e originalidade.

Proponentes premiados:

I Semana Municipal de Poesia – José Roberto Telarolli “O Poeta da Vila”

– Murillo Velludo Ferreira

– Hauanni Pastini Paula Leite

– Gabriela Orlando Zeppone

– Jenifer Evelyn Saska

I Semana Municipal de Valorização dos Compositores Locais “Pedro

Paulo Zavagli – Spiga”

– Cleber de Souza Fogaça

– Cristina Pires Barbosa

– Daniel da Silva Dias