Home Cidade

Dez artistas araraquarenses são homenageados em exposição no Teatro Municipal

Aberta na noite desta sexta-feira a exposição gratuita ficará disponível até 8 de setembro com os belissímos trabalhos de artistas que escreveram seu nome na história da cidade

0
Wallace um dos artistas homenageados nesta exposição em Araraquara

A exposição “Oratórios”, de Milton Domingues Junior, foi aberta nesta sexta-feira (16), no Teatro Municipal de Araraquara. A atividade tem o apoio da Secretaria Municipal da Cultura e faz parte da programação oficial dos 207 anos de Araraquara, realizada pela Prefeitura de Araraquara.

A exposição “Oratórios” homenageia dez artistas de teatro araraquarenses: Arani Murad, Ariovaldo dos Santos, Edna Portari, Eduardo Silveira, Luis Antônio Martinez Correa, Magali Merola, Oscar Rodrigues, Therezinha Negrini, Wallace Leal Valentim Rodrigues e Zé Celso Martinez Corrêa.

“São instalações em forma de oratório, onde o personagem central é o artista homenageado”, explica o artista Milton Domingues Junior, um engenheiro civil que desenvolve pesquisa artística desde 2015, por meio da pintura a óleo, colagens e instalações.

Ele conta que, “da mesma forma que os ditos ‘santos’ trouxeram adiantamento espiritual para a humanidade, estes artistas de Araraquara, com a sua arte, trouxeram para Araraquara e, alguns para o Brasil e o mundo, reflexões e influências que mudaram a forma de ver e pensar da sociedade onde trabalharam e viveram.”

Através de uma pesquisa sobre a vida dos homenageados – utilizando artigos, revistas, livros, internet e entrevistas com familiares e amigos, e identificada a religiosidade de cada um – Milton  compõe o oratório  “santo”  de sua devoção, além de outras peças que retratam participações em espetáculos, aspectos da personalidade e atividades fora do meio artístico realizadas por cada um dos homenageados.

A exposição gratuita permanecerá em cartaz até o dia 08 de setembro. O Teatro Municipal de Araraquara está localizado na Av. Bento de Abreu, s/nº, na Praça Lívio Abramo, no Jardim Primavera.