Um lindo espetáculo para ser acompanhado
Araraquara ganha uma programação especial para celebrar o Dia Internacional da Dança, comemorado em 29 de abril. Os eventos propostos, com atividades de 26 a 28 de abril (quinta a sábado), são uma realização do Conselho Municipal de Cultura e Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD), por meio das Secretarias Municipais da Educação e da Cultura. Toda a programação é gratuita.
Palestras, encontros, oficinas e espetáculos estão na programação que visa dar visibilidade para a linguagem artística da Dança enquanto profissão, assim como valorizar todos os profissionais atuantes na área – artistas, técnicos e professores de Dança de Araraquara e região.
As atividades serão realizadas de 26 a 28 de abril (quinta a sábado), sendo que as inscrições de algumas delas já estão encerradas. A programação apresenta diferentes estilos de dança cênica, desde algumas pensadas para palcos tradicionais, como as que visam interatividade e espaços alternativos.
A programação se inicia nesta quinta-feira (26) com as Oficinas de “Jazz Musical” monitoradas pela professora e coreógrafa Márcia Delmondes, de Ribeirão Preto. As oficinas serão realizadas na Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira: pela manhã e à tarde serão atendidos os alunos da própria escola; já à noite, às 19 horas, a Oficina acontece para atender à comunidade da Dança da cidade (vagas encerradas).
Para a sexta-feira, 27 de abril, duas atividades estão agendadas: palestra e espetáculo. Às 8 horas, também na EMD, os professores da Educação Integral e profissionais da área de Dança participam de uma palestra com a arte-educadora Isabel Marques, de São Paulo.
Depois, às 19h30, ainda na EMD, a Caleidos Cia. de Dança, de São Paulo, apresenta o espetáculo “Coreô”, trazendo “a dança em jogo e o jogo em cena”. Os bailarinos compartilham com o público propostas que podem ser jogadas ou assistidas, criando cenas em tempo real a partir de jogos que proporcionam Dança. A retirada de ingressos deverá ser realizada uma hora antes da apresentação, na própria escola.
A programação se encerra no sábado, 28 de abril, com os projetos: “Dança nas Ruas” e “Dança em Cena”. “Dança nas Ruas” consiste em intervenções de artistas da Dança, em diferentes espaços da cidade com grande circulação, abordando a proximidade da arte no cotidiano. As intervenções acontecerão das 10 às 12 horas na Praça de Santa Cruz, no Parque Infantil e no Terminal de Integração.
Já o projeto “Dança em Cena” traz apresentações dos trabalhos de Dança de grupos, escolas e artistas da cidade e região no Teatro de Arena, a partir das 19h30, também no sábado. A ideia é aproximar os alunos e professores de Dança de Araraquara e região, além de permitir a troca de experiências sobre as vivências desta linguagem artística.
Todas as atividades da programação são gratuitas e contam com a participação das instituições particulares de ensino e dos artistas independentes de Araraquara. Vale lembrar que o Dia Internacional da Dança é celebrado desde 1982, e a data – 29 de abril – lembra o dia do nascimento de Jean Georges Nouverre, nome de grande importância na história da Dança.