Montado para refletir não apenas sobre o autismo, mais a sobre infância, de uma maneira geral, bem como o uso da arte para estimular a criatividade, os Desafios Da Criação é um canal de comunicação comandado pelo casal araraquarense Lucas e Larissa Tannuri, pais dos afetuosos e carinhosos Gael (3) e Marina (9), sendo ela enquadrada no Transtorno do Espectro Autista (TEA). “A ideia foi montar um espaço de troca e aprendizagem com um olhar atento e abrangente”, conta Lucas.
Através de um site (link) e perfis nas redes sociais (link), a idéia é disponibilizar um material sem julgamentos ou verdades absolutas: o foco é compartilhar vivências, provocar reflexões, inspirar atitudes, entre outras situações. Para tal, a própria família Tannuri é a responsável por produzir todo o conteúdo: eles fotografam, escrevem e montam toda a parte gráfica.
E, por algumas vezes, também brincam de atores ou modelos. Claro que, cada um na sua “praia”. Informações sobre exposições, palestras realizadas pela trupe e uma lojinha completam o cardápio disponível.
“Queremos construir uma rede de pessoas que visam um mundo melhor para as crianças de hoje e adultos de amanhã. Tudo isso não é voltado apenas para os pais, mas também para educadores ou qualquer outra pessoa que criam filhos, sobrinhos, netos, alunos, artes ou ideias. Vamos percorrer a complexidade humana com um pouco mais de flexibilidade”, afirma Lucas.
PRIMEIROS PASSOS
Fotógrafo, ilustrador e, atualmente, também aluno do curso de formação em Psicologia Corporal, Lucas Tannuri tem no livro “O Grande Desafio das Pequenas Coisas” o embrião para o desenvolvimento do canal Desafios da Criação.
“Este projeto começou despretensiosamente, como uma ação lúdica que utilizávamos em casa para melhorar a interação com Marina. Apenas mais uma forma de compartilharmos o mesmo universo. Eu comecei a desenhar a partir de objetos aleatórios que ela escolhia e me entregava, diariamente”, conta Lucas.
O resultado dessa parceria Lucas/Marina começou a ser postado nas redes sociais e, com isso, a repercussão foi aumentando. A partir de pedidos de seguidores, surgiu a idéia de publicar os desenhos em formato de livro, lançado pela Editora Casa da Árvore. “O processo criativo contou com o olhar singular de Rodrigo Vulcano Zanil que escreveu poesias e me enviou, agregando seu olhar ao nosso projeto”, finaliza.
BATE PAPO
Lucas Tannuri participa, nesta sexta-feira, 02 de abril, às 16h, no Instagram e You Tube da editora Larvatus Prodeo, de um bate papo sobre autismo. Também participa da conversa o psicanalista Luis Rodrigues. A mediação é do jornalista Luís Fernando Laranjeira.
(Por Matheus Vieira)