Início Cultura e Lazer

Dia Mundial da Conscientização do Autismo: conheça os Desafios da Criação da família Tannuri

Canal de comunicação fala sobre a relação entre pais e filhos, abrindo espaço para discussões sobre autismo, entre outras peculiaridades

217
A família Tannuri: Larissa, Lucas, Gael e Marina são os protagonistas da iniciativa. (Foto: Reprodução)

Montado para refletir não apenas sobre o autismo, mais a sobre infância, de uma maneira geral, bem como o uso da arte para estimular a criatividade, os Desafios Da Criação é um canal de comunicação comandado pelo casal araraquarense Lucas e Larissa Tannuri, pais dos afetuosos e carinhosos Gael (3) e Marina (9), sendo ela enquadrada no Transtorno do Espectro Autista (TEA). “A ideia foi montar um espaço de troca e aprendizagem com um olhar atento e abrangente”, conta Lucas.

Através de um site (link) e perfis nas redes sociais (link), a idéia é disponibilizar um material sem julgamentos ou verdades absolutas: o foco é compartilhar vivências, provocar reflexões, inspirar atitudes, entre outras situações. Para tal, a própria família Tannuri é a responsável por produzir todo o conteúdo: eles fotografam, escrevem e montam toda a parte gráfica.

E, por algumas vezes, também brincam de atores ou modelos. Claro que, cada um na sua “praia”. Informações sobre exposições, palestras realizadas pela trupe e uma lojinha completam o cardápio disponível.

“Queremos construir uma rede de pessoas que visam um mundo melhor para as crianças de hoje e adultos de amanhã. Tudo isso não é voltado apenas para os pais, mas também para educadores ou qualquer outra pessoa que criam filhos, sobrinhos, netos, alunos, artes ou ideias. Vamos percorrer a complexidade humana com um pouco mais de flexibilidade”, afirma Lucas.

Postagem no facebook. (Foto: Reprodução)

PRIMEIROS PASSOS

Fotógrafo, ilustrador e, atualmente, também aluno do curso de formação em Psicologia Corporal, Lucas Tannuri tem no livro “O Grande Desafio das Pequenas Coisas” o embrião para o desenvolvimento do canal Desafios da Criação.

“Este projeto começou despretensiosamente, como uma ação lúdica que utilizávamos em casa para melhorar a interação com Marina. Apenas mais uma forma de compartilharmos o mesmo universo. Eu comecei a desenhar a partir de objetos aleatórios que ela escolhia e me entregava, diariamente”, conta Lucas.

O resultado dessa parceria Lucas/Marina começou a ser postado nas redes sociais e, com isso, a repercussão foi aumentando. A partir de pedidos de seguidores, surgiu a idéia de publicar os desenhos em formato de livro, lançado pela Editora Casa da Árvore. “O processo criativo contou com o olhar singular de Rodrigo Vulcano Zanil que escreveu poesias e me enviou, agregando seu olhar ao nosso projeto”, finaliza.

BATE PAPO

Lucas Tannuri participa, nesta sexta-feira, 02 de abril, às 16h, no Instagram e You Tube da editora Larvatus Prodeo, de um bate papo sobre autismo. Também participa da conversa o psicanalista Luis Rodrigues. A mediação é do jornalista Luís Fernando Laranjeira.

(Por Matheus Vieira)

Capa do livro “O Grande Desafio das Pequenas Coisas”. (Foto: Reprodução)