Home Cultura e Lazer

Entronização de obras de arte sacra de Gino Savino ocorre neste sábado, 23/10

Cerimônia será na Paróquia de Nossa Senhora das Graças, local onde ficarão expostos os trabalhos. "Fiz tudo com muito carinho", comenta o artista

579
Duas pinturas e tela em baixo relevo serão doadas por Gino Savino

Substantivo feminino não tão conhecido do público de maneira geral, a palavra entronização, um sinônimo de exaltação, glorificação ou enaltecimento, tem uma grande significância dentro do catolicismo, afinal, ela é utilizada para simbolizar alguma cerimônia na qual é exaltada a importância de uma pessoa, objeto religioso, etc.

E neste sábado, 23/10, toda a comunidade de Araraquara poderá ver uma celebração como essa de perto. Às 15h30, durante missa na Paróquia de Nossa Senhora das Graças, o Padre João Roberto Campanini, pároco no local desde 2018, realiza a entronização de três obras de arte do araraquarense Gino Savino. Residente há décadas em Vancouver, no Canadá, o artista marca presença na solenidade ao lado de amigos e fãs do seu trabalho.

Ao todo, são três obras de arte sacra que passarão a ser parte das dependências da igreja para apreciação dos fiéis. A primeira delas é uma tela com Nossa Senhora do Perpétuo Socorro policromada em baixo relevo. A outra é uma pintura acrílica batizada por ele como “Sou Eu Que Falo Contigo”, que retrata o encontro de Jesus com a Samaritana em um poço de água onde Ele, humildemente, lhe pede água.

A terceira é a pintura em acrílico “Levanta, Pegue o Seu Leito e Anda”, baseada no evangelho de São João, capítulo 5, quando Jesus cura um homem na piscina de Betesda. “Deus me deu tanta coisa. Então, é extremamente gratificante presentear a minha terrinha, localizada num país, essencialmente, Cristão. Fiz tudo isso com muito carinho e com o coração aberto”, revela.

Igreja de Nossa Senhora das Graças, localizada no bairro da Fonte. (Foto: Divulgação)

Ao portal RCIA, o Padre João Roberto Campanini, que conhece Gino Savino desde a época de encontro de jovens na Igreja Matriz de São Bento, comenta que entronizar obras de arte é um ato de contemplação do belo, que transmite paz e tranquilidade. “É um momento muito peculiar de contato com sagrado. Por nossa amizade de anos, Gino escolheu a Nossa Senhora das Graças para a doação. É um sentimento de muita alegria e fé”, completa.

TRAJETÓRIA

Formado em Engenharia e, originalmente, escultor e entalhador de portas em madeira personalizadas em Araraquara, Gino Savino foi um dos fundadores do Grupo de Arte Contemporânea de Araraquara ao lado de Lauro Monteiro, Euzânia Andrade, Sueli Ferrer, Bernadete Guimarães, Antonio Carlos Albino, entre outros artistas.

Sua biografia, “Gino Savino – Um Percurso de Busca”?, é assinada pelo Imortal da Academia Brasileira de Letras, o também araraquarense Ignácio de Loyola Brandão. A obra é um livro de arte com a primeira parte texto e a segunda parte com ilustrações. Seu trabalho artístico, que transita pela micro escultura, a xilogravura e as pinturas, é destaque em salas de arte do mundo inteiro.

(Por Matheus Vieira)

Savino fotografando uma de suas obras. (Foto: Divulgação)