Home Cultura e Lazer

Festival Chorando Sem Parar começa nesta sexta (24), em São Carlos/SP

São três dias de programação gratuita para homenagear a pianista Amélia Brandão, a Tia Amélia.

101
Considerado um dos mais representativos pianistas brasileiros da atualidade, Hercules Gomes também é destaque na edição

A 18ª edição, estava prevista para marcar, em 2022, a volta presencial do ChorandoSemParar em dezembro, mês em que o Festival tradicionalmente ocorre. Porém, devido à coincidência de datas com as da Copa do Mundo, foi adiado para março deste ano. E por essa razão ficaram então programadas duas edições para este ano: a de 2022 e a de 2023.

A primeira, a 18ª edição, ainda que mais curta, será muito significativa pelo reencontro do público com o Festival. Terá um formato especial, com três dias de programação para homenagear a pianista Amélia Brandão, a Tia Amélia.

Será realizado no Teatro Municipal de São Carlos e no Teatro de Arena nos dia 24, 25 e 26 de março, sendo no domingo, o esperado encerramento com 12 horas de música, sem parar. Toda a programação é gratuita, porém algumas precisam de inscrição. Acesse toda a grade neste link.

HOMENAGEADA EM MEMÓRIA

O 18°ChorandoSemParar é um Tributo à Tia Amélia, Amélia Brandão (1897- 1983), pianista brasileira que teve grande projeção nos anos 50 e 60 no Rádio e na TV compondo, tocando e revigorando o interesse pelo Choro num momento em que esse gênero parecia estar caindo no esquecimento. Mulher à frente de seu tempo, está afinada com o pensamento modernista em atitude e em criação artística.

CONVIDADO HOMENAGEADO

Considerado um dos mais representativos pianistas brasileiros da atualidade, Hercules Gomes se destaca pelas fortes influências de ritmos brasileiros, jazz e da música erudita presentes em sua formação.

Natural de Vitória (ES) e radicado em São Paulo, bacharel em música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), já se apresentou em alguns dos mais importantes festivais de música no Brasil e no exterior. Hercules Gomes é grande pesquisador do legado de Tia Amélia, tendo resgatado diversas partituras, e em 2020 lançou o álbum “Tia Amélia para Sempre” em sua homenagem.

DEZEMBRO

A 19ª edição voltará ao tradicional calendário do Festival, na primeira quinzena de dezembro, em comemoração ao centenário de nascimento de Waldir Azevedo (1923-1980), músico e compositor brasileiro, mestre do cavaquinho e autor dos Choros “Brasileirinho”, “Delicado” e “Pedacinhos do Céu”, entre tantos outros.